-
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou recentemente que a Covishield, a vacina da AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19, não seja mais aplicada em gestantes. A decisão foi toma depois da morte por acidente vascular cerebral de uma grávida que recebeu a dose.
FONTE: https://saude.abril.com.br/medicina/vacina-da-astrazeneca-da-suspensao-em-gravidas-ao-futuro-do-imunizante/
-
A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. O texto associado aborda a restrição temporária da aplicação de uma vacina em gestantes e o enunciado questiona qual foi.
A) A vacina da Johnson é famosa por ser a primeira de dose única a ser utilizada no Brasil, mas não foi a citada do incidente no texto.
B) Vem sendo utilizada no Brasil sem maiores intercorrências.
C) A primeira vacina a ser utilizada no país não apresentou até agora tendência a reações adversas.
D) Após a identificação de casos isolados de formação de trombos sanguíneos identificada em estudo realizado na Europa a Anvisa recomendou a suspensão da aplicação desta vacina em gestantes. Esta recomendação segue ativa com a indicação de outra vacina para a primeira dose em gestantes e ainda a possiblidade de aplicar uma segunda dose diferente da primeira em casos de gestantes vacinadas com AstraZeneca.
GABARITO DO PROFESSOR: D
-
Trombose - Não grávida - Astrazeneca.
"Z"
Nacionalidades das Vacinas:
Sendo bem direto:
Butanvac: é 100% brasileira, mas usa uma tecnologia dos EUA;
Sputnik V: é russa;
Astrazeneca: produzida pela Universidade de Oxford no Reino Unido e da empresa farmacêutica britânico-sueca AstraZeneca.
Coronavac: China.
Qualquer erro, só mandar msg no privado!
Covaxin é a indiana.
-
GAB-D
Astrazeneca.
TÃO SIMPLES GAB-D
GAB-D.