SóProvas


ID
52477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da conservação e da proteção de documentos, julgue
os seguintes itens.

O ar seco e a alta umidade são fatores de enfraquecimento do papel.

Alternativas
Comentários
  • A luz, o ar seco, a umidade, o movo, a temperatura inadequada, a poeira,gases e inúmeras pragas, a médio e longo prazos, são altamente prejudiciais àconservação do acervo documental.A luz do dia deve ser abolida na área de amazenamento, porque não sóacelera o desaparecimento das tintas, como enfraquece o papel. A própria luzartificial deve ser usada com parcimônia.O ar seco é fator de enfraquecimento do papel.Bons Estudos
  • Achei essa questão um quanto duvidosa !   o ar seco realmente provoca o enfraquecimento no papel; agora a ALTA UMIDADE provoca um mofo no papel.Agora não sei se mofo decha o papel enfraquecido sei que ele atrai vários INSETOS... Só fiquei assim com essa questão por causa dessa palavra " ALTO". POIS QUANDO A UMIDADE É  BAIXA PROVOCA UM RESSECAMENTO NO PAPEL !!!

    Umidade: umidade muito ALTA provoca MOFO no documento e muito BAIXA provoca um RESSECAMENTO no papel...
  • Condições ideais:
    .
    Temperatura: entre 20º e 25ºC
    .
    Umidade: entre 40% e 60%

  • creio que só queriam que lembrasem da faixa de abrangencia ideal de umidade,independe se o mofo enfraquece ou nao o papel.
  • Ar seco ou alta umidade enfraquecem o papel! O ar seco provoca envelhecimento da folha de papel e o ar úmido provoca mofo. De qualquer forma, o papel não tem mais a mesma resistência de antes devido à variação drástica de umidade.

  • Gabarito: CERTO.

     

    O ar seco enfraquece as fibras do papel.

    O mundo ideal é a combinação entre ar condicionado e desumidificador.

     

    Estratégia Concursos.

  • 2 fontes para a questão:

    "Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas":

    "O calor e a umidade contribuem significativamente para a destruição dos documentos, principalmente quando em suporte-papel.

    O desequilíbrio de um interfere no equilíbrio do outro. O calor acelera a deterioração. A velocidade de muitas reações químicas, inclusive as de deterioração, é dobrada a cada aumento de 10°C. A umidade relativa alta proporciona as condições necessárias para desencadear intensas reações químicas nos materiais.

    Evidências de temperatura e umidade relativa altas são detectadas com a presença de colônias de fungos nos documentos, sejam estes em papel, couro, tecido ou outros materiais. Umidade relativa do ar e temperatura muito baixas transparecem em documentos distorcidos e ressecados."

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 14)

    Recomendações para a construção de arquivos:

    "Se os níveis de umidade relativa (UR) são muito baixos, aumenta-se o risco de quebra das fibras e esfarelamento dos materiais orgânicos fibrosos. Para pergaminhos e encadernações em couro a UR abaixo de 40% é perigosa e o papel também sofre abaixo desses níveis. Já na faixas de UR acima de 65% crescem microorganismos e ocorrem reações químicas danosas."

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf (pág 14)