SóProvas


ID
52483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da conservação e da proteção de documentos, julgue
os seguintes itens.

O processo químico mais efetivo para a desinfestação e desinfecção de materiais arquivísticos é a emulação.

Alternativas
Comentários
  • o processo de desinfestaçao mais usado eh a fumigaçao
  • Químicos:Agentes físicos que Danificam os documentos1.Poluição atmosférica2.Tintas3.Gordura e oleosidade4.Objetos metálicos: grampos, clipes...O processo químico mais efetivo p/ a desinfestação e desinfecção de materiais arquivísticos é a fumigação
  • O processo mais utilizado é o da fumigação que consiste no controle de pragas através do tratamento químico que garanta a integridade do documento (papel e da tinta). Hoje, este método não está sendo tão utilizado por soltar gases tóxicos prejudiciais à saúde humana.

  • Emulação
    Estratégia de preservação digital que se baseia na utilização de recursos computacionais para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de uma obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas.
  • A principal forma utilizada para Desinfestação é a técnica de Fumigação que consiste em expor os documentos a vapor químico, com o objetivo de destruir insetos, fungos e outros microorganismos.
  • A preservação é alcançada quando nos preocupamos tanto com os fatores intrínsecos  (aqueles relacionados com a estrutura do suporte) como com os fatores extrínsecos (fatores externos). Este último é constituído por três tipos de agentes: 
     
    a) agentes físicos:  
    b) agentes químicos:  
    c) agentes biológicos:   

    *Cuidados gerais: 
     
    Para arquivar os documentos deve-se tomar alguns cuidados, tais como: 
    a) usar caixas de papelão, ao invés de caixas de plástico. Pois esta última não absorve a umidade do local, além de atrair partículas suspensas no ar, como a poeira; 
    b) usar lápis para a classificação dos documentos, ao invés de caneta; 
    c) usar luvas de algodão para manusear fotos e negativos; 
    d) não utilizar fita adesiva ou cola plástica comum para reparos em documentos, por serem compostos de substâncias prejudiciais a manutenção da durabilidade do papel;
  • Processos de Conservação e de Restauração
    Higienização: limpeza e retirada de objetos metálicos;
    Fumigação: exposição de documentos a vapores químicos, geralmente em câmaras especiais, a vácuo ou não, para destruição de insetos, fungos e outros micro-organismos;
    Alisamento: consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade (90 a 95%) durante uma hora, em uma câmara de umidificação, para, em seguida, serem passados à ferro, folha por folha, em máquinas elétricas.
    Restauração: processo de conservação aplicado quando o suporte já está sofrendo degradação. Como métodos de restauração destacam-se
    Encapsulação: processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas; é considerado um dos mais modernos
    processos de restauração.
    Laminação: Processo que envolve o documento em uma folha de papel e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob determinada pressão e temperatura. Esses dois materiais aderem ao documento sem necessidade de adesivo.
  • A importância de seguir esses cuidados reduz a velocidade da deterioração, bem como da perda da informação. 
    Para preservar documentos de guarda permanente recomenda-se efetuar: 
     
    a) migração – processo de alteração do suporte ou de atualização ou alteração do programa (atualização do formato e caracteres do documento ou dado) ou conjugação desses dois. 
     
    b) emulação –  processo de simulação de parte de um equipamento ou programa, de forma a disponibilizar o acesso a um processo lógico em seu formato original.  
  • Método para memorizar
    desisfestação de pragas e etc -->fumigação --> formigas ,
  • Gabarito: Errado

     

    Colegas, só um adendo: De acordo com as Recomendações Para Construção de Arquivo, do Conarq, " A fumigação de documentos não é mais recomendada em virtude dos gases tóxicos e compostos oxidantes danosos."   

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf

  • Emulação= lembre-se de documento digital

     

    fumigação= lembre-se de formiga, insetos