SóProvas


ID
5249077
Banca
IBFC
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre algumas definições de modelos econômicos defendidos por escolas e suas teorias, analise as afirmativas abaixo:

I. Escola que mostra haver uma correlação entre a crescente acumulação e concentração de capital para os patrões e a pauperização dos trabalhadores.
II. Escola onde a teoria de que a utilidade de cada bem está relacionada na capacidade de satisfazer as necessidades humanas.
III. Escola onde o seu pensamento visava a intervenção do estado na vida econômica, sem atingir totalmente a autonomia da empresa privada.
IV. Escola que consiste num conjunto de teorias filosóficas, sociológicas e políticas.
V. Escola que implanta o estudo da microeconomia baseado na análise do comportamento dos indivíduos.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os motivos utilizados pela Escola Keynesiana.

Alternativas
Comentários
  • Questão interessante sobre História do Pensamento Econômico, aqui iremos aprender sobre as escolas de pensamento e suas teorias.

    Vamos para as afirmativas, lembrando que devemos considerar corretas apenas as relacionadas à Escola Keynesiana:

    I - INCORRETA. A escola em questão é a da tradição marxista, inspirada nos trabalhos de Karl Marx. Para essa linha de pensamento econômico, os mecanismos de exploração dos trabalhadores (apropriação de mais-valor) pela burguesia, acarretam em crescente desigualdade na sociedade.

    II - INCORRETA. A redação está estranha e, sinceramente, poderia se aplicar a mais de uma escola do jeito que está escrito. Porém, deve estar se referindo à Escola Marginalista ou Utilitarista e não ao pensamento keynesiano.

    III - CORRETA. Aqui temos, finalmente, uma característica da Escola Keynesiana. Para os keynesianos, o mercado por si só não alcança o equilíbrio de pleno emprego automaticamente, é necessário intervenção estatal para o melhor funcionamento da economia. Porém, mantendo o sistema capitalista e a empresa privada.

    IV - INCORRETA. O pensamento keynesiano foca em questões macroeconômicas e está mais relacionado à economia e à política propriamente ditas. Um pensamento mais complexo (filosofia, sociologia, política) pode estar se referindo à Escola Marxista ou à Escola Clássica (Adam Smith, David Ricardo, Stuart Mill).

    V - INCORRETA: Indivíduos? Microeconomia? Não há dúvida, Escola Neoclássica/ Marginalista/ Utilitarista. Nada de keynesiano.

    Portanto, temos somente a afirmativa III como correta.


    Gabarito do Professor: Letra B.