-
O NOME DESSE PROCEDIMENTO É ABSENTEÍSMO.TURNOVER É ROTATIVIDADE (ENTRADA E SAIDA)
-
Turnover ou rotatividade, no contexto de Recursos Humanos, refere-se à relação entre admissões e demissões ou à taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos - de uma organização. Normalmente é expressa em termos percentuais. Pode ser também um indicador de saúde organizacional.
-
É o fluxo de saídas (desligamento, demissão, aposentadoria) e entradas (admissões, contratações) defuncionários.TIPOS DE DESLIGAMENTO1 – Por iniciativa do colaborador2 – Por iniciativa da organização DESLIGAMENTOSÍNDICE DE ROTATIVIDADE = --------------------------- EFETIVO MÉDIO
-
ABSENTEÍSMO OU AUSENTISMO.
-
Uma outra questão do cespe pode ajudar a responder, vejam:
-
ABSENTEÍSMO é a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes no trabalho, seja por faltas, atrasos ou algum motivo interveniente.
>> A baixa motivação do trabalho é uma causa de absenteísmo SEM AFASTAMENTO.
-
ERRADO
Conceito de absenteísmo/ausentismo.
Rotatividade de pessoal (Turnorver): relação percentual entre admissões (entradas) e desligamentos (saídas) com relação ao número médio de participantes da organização, no decorrer de determinado período de tempo.
FONTE: Andreia Ribas e Cassiano Salim, ed. 2013.
-
O enunciado mistura os conceitos de absenteísmo com o de turnover, por isso está errado.
O absenteísmo corresponde às ausências no trabalho, ainda que justificadas. O objetivo do índice de absenteísmo é medir a diminuição da carga total de horas de trabalho em relação ao previsto.
O turnover, por outro lado, mede o giro de entrada e saídas de pessoal, isto é, a rotatividade. O objetivo do turnover é medir a velocidade com que ocorre a renovação do quadro de pessoal. Índices de turnover muito altos indicam problemas de retenção de pessoal, enquanto índices muito baixos indicam que a organização tem se reciclado pouco e pode estar caminhando para uma estagnação.
Gabarito: Errado