-
Procedimentos analíticos
A21. Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.
Indo mais a fundo: o procedimento hoje denominado “procedimento analítico” era chamado pela extinta NBC T 11 de “revisão analítica”. Podemos adotá-los como sinônimos. A NBC TA 520 – Procedimentos Analíticos, traz mais detalhes acerca desse procedimento. Ela menciona que os procedimentos analíticos incluem, por exemplo, levar em consideração comparações de informações contábeis e financeiras da entidade (informações comparáveis de períodos anteriores; resultados previstos pela entidade ou expectativas do auditor; e informações de entidades do mesmo setor de atividade, como a comparação entre índices de vendas e contas a receber com as médias do setor ou com outras entidades de porte comparável).
-
Gab. B
Os procedimentos de auditoria são: (O.I.I. CO.R.RE.PRO)
- Observação
- Inspeção
- Indagação
- Confirmação Externa
- Recálculo
- Reexecução
- Procedimentos Analíticos
A21. Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.
-
EXECUÇÃO DA AUDITORIA - Técnicas e procedimentos:
1. Exame documental: observar se as transações estão devidamente documentadas, se a documentação contém indícios de inidoneidade, se a transação e a documentação suporte foram elaboradas por pessoas responsáveis e se a operação realizada é adequada em função das atividades;
2. Inspeção física: refere-se à constatação “in loco", que deverá fornecer à equipe a certeza da existência, ou não, do objeto ou item verificado;
3. Conferência de Cálculos: conferência das operações que envolvam cálculos; necessária a efetivação de cálculos próprios, que serão comparados, ao final, com aqueles apresentados pelo fiscalizado;
4. Observação: observar como um determinado processo ou procedimento está sendo executado por outros;
5. Entrevista: elaboração de perguntas objetivando a obtenção de respostas para quesitos previamente definidos;
6. Circularização: confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade;
7. Conciliações: verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas, ou ainda o confronto dos registros mantidos pela entidade com elementos recebidos de fontes externas;
8. Análise de contas contábeis: examinar as transações que geraram lançamentos em determinada conta contábil; parte dos lançamentos contábeis para a identificação dos fatos e documentos que o suportam; as contas são selecionadas em função do objetivo geral e da sensibilidade da equipe;
9. Revisão analítica: verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas. A realização de comparações entre informações e entre indicadores contábeis e a análise de relações entre contas e de relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.
-
Menos de 50% de acerto. Questão difícil. Errei.
-
Gabarito: B
NBC TA 520: A7. (...) O uso de índices comerciais amplamente reconhecidos (como margens de lucro para diferentes tipos de entidade do varejo) pode muitas vezes ser eficaz em procedimentos analíticos substantivos para fornecer evidência para suportar a razoabilidade de valores registrados.
a) (errada). NBC TA 500: A18. (..) Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, as confirmações externas não precisam se restringir apenas a saldos contábeis. Por exemplo, o auditor pode solicitar confirmação de termos de contratos ou transações da entidade com terceiros; a solicitação de confirmação pode ser planejada para perguntar se foram efetuadas quaisquer modificações no contrato e, em caso afirmativo, quais são os detalhes relevantes.
c) (errada). NBC TA 500: A18. (..) Os procedimentos de confirmação externa também são utilizados para a obtenção de evidência de auditoria a respeito da ausência de certas condições, por exemplo, a ausência de acordo paralelo (side agreement) que possa influenciar o reconhecimento da receita. Ver NBC TA 505 para orientação adicional.
d) (errada). NBC TI 01: 12.2.3.2 – Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de
que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:
a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e
c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
-
RESOLUÇÃO. CFC Nº. 1.221/09 ( NBC TA 520 – Procedimentos Analíticos )
A7. Em alguns casos, mesmo um modelo de previsão não sofisticado pode ser eficaz como procedimento analítico. Por exemplo,(....). O uso de índices comerciais amplamente reconhecidos (como margens de lucro para diferentes tipos de entidade do varejo) pode muitas vezes ser eficaz em procedimentos analíticos substantivos para fornecer evidência para suportar a razoabilidade de valores registrados.
-
Falou em índice marco logo "Procedimento Substantivo" (Procedimento Analítico)
-
Tanto na auditoria interna como na independente têm testes substantivos. A diferença é que na interna temos testes de OBSERVÂNICA E SUBSTANTIVOS. A auditoria independente, por sua vez, possui os teste de CONTROLE e SUBSTANTIVOS.
AUDITORIA INTERNA:
OBSERVÂNCIA: Obter segurança razoável de que os controles internos da adm estão em efetivo funcionamento. (Inspeção, observação, investigação)
SUBSTANTIVOS: Obter evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação.
AUDITORIA INDEPENDENTE:
TESTES DE CONTROLE: Efetividade operacional dos controles na prevenção de detecção de distorções relevantes.
SUBSTANTIVOS: Detectar distorções relevantes no nível das afirmações. Podendo ser feitos procedimentos analíticos (Relação entre dados fnanceiros e não financeiros) e Teste de detalhes ( Se os fatos contábeis foram registrados corretamente).
-
Procedimentos analiticos SAO SUBSTANTIVOS
Vai de comparações simples ate análise complexas , usando dados estatísticos com a finalidade:
Obter relação entre dados financeiros e não financeiros , como exame de flutuações ou ainda verificar informações inconsistentes oou que produzam valores inesperados
-
Gabarito B
Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros, incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.
- Revisão analítica: verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas. A realização de comparações entre informações e entre indicadores contábeis e a análise de relações entre contas e de relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.
-
Para solucionar a questão, o candidato deve
demonstrar conhecimento acerca dos procedimentos analíticos utilizados pelo
auditor independente, baseando-se nas diretrizes da NBC TA 520 –
Procedimentos Analíticos, do Conselho Federal de Contabilidade.
Vejamos as alternativas:
A) Confirmar a veracidade dos termos de acordos
firmados entre a entidade auditada e seus fornecedores usuais de mercadoria.
Errada. A
atividade descrita na alternativa trata-se de um procedimento de confirmação
externa.
B) Recorrer a índices comerciais amplamente aceitos
no mercado para fornecer evidências que deem suporte à avaliação da
razoabilidade dos valores registrados na contabilidade da empresa auditada.
Certa. De
acordo com a norma, “o uso de índices comerciais amplamente reconhecidos (como margens de lucro para
diferentes tipos de entidade do varejo) pode muitas vezes ser eficaz
em procedimentos analíticos substantivos para fornecer evidência para suportar a razoabilidade de valores registrados". (grifo nosso.)
C) Determinar se a política contábil aplicada pela
entidade auditada, em relação ao reconhecimento das receitas decorrentes da
prestação de serviços a terceiros, é condizente com os acordos com eles
firmados.
Errada. A
atividade descrita na alternativa trata-se de um procedimento de confirmação
externa.
D) Avaliar como o sistema de controle interno da
entidade auditada está sendo aplicado na prática.
Errada. A
atividade descrita na alternativa trata-se da finalidade dos testes de
observância.
Gabarito do Professor: Letra B.