SóProvas


ID
5252383
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Tunápolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O tratamento de câncer na região oral comumente inclui a irradiação da mandíbula ou da maxila. Como consequência o paciente pode desenvolver osteorradionecrose. Analise as alternativas em verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) - Isso ocorre porque a radiação age destruindo osteoblastos e, em menor grau, osteoclastos;
( ) - Na osteorradionecrose a mucosa se decompõe com a exposição do osso subjacente;
( ) - É a complicação clínica mais grave que pode ocorrer no osso após a irradiação;
( ) - A menor vascularização da maxila torna-a susceptível à infecção por microorganismos da cavidade oral.

Alternativas
Comentários
  • Histologicamente, a ORN é caracterizada por destruição de osteócitos e ausência de osteoblastos de osso marginal. Há, também, endoarterites, hiperemia, hialinização, perda celular, hipovascularização, trombose e fibrose. Por ser a mandíbula mais densa que a maxila, há alguns pré-requisitos que fazem com que haja maior índice de fratura mandibular do que maxilar, sendo assim, a ORN acomete regiões em que há menos vascularização e mais densidade óssea, por isso, a mandíbula é uma região mais adequada para o seu desenvolvimento após extrações dentárias, traumatismos por próteses e cáries extensas.

  • A ORN ocorre porque a radiação reduz o potencial de vascularização dos tecidos. As conseqüentes condições hipovascular e hipóxica colocam em risco a atividade celular, formação de colágeno e capacidade curativa de ferida.15 Com os vasos alterados, o fluxo sangüíneo diminui, bem como os nutrientes e as células de defesa. Sem nutrientes e sem defesa toda a estrutura dos ossos maxilar e mandibular sofre degeneração.4 Outros efeitos da radiação incluem diminuição da atividade osteoblástica e osteocística, fibrose dos espaços medulares, e fibrose periosteal.