SóProvas


ID
5253778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2021
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

No que se refere à criminologia, julgue o item a seguir.


A polícia, o Poder Judiciário e o sistema penitenciário exercem o controle social formal.

Alternativas
Comentários
  • GAB: CERTO.

    O controle social formal é aquele exercido pelos órgãos estatais, tais como a Polícia, o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Administração Penitenciária, o sistema penal, etc. Difere do controle social informal, que é aquele exercido pela sociedade, por meio, por exemplo, da família, vizinhança, trabalho, igreja, opinião pública, redes sociais, etc. 

    Fonte: Gran cursos.

  • CERTO. "O controle social formal (ou controle social regulativo) é formado pelo cabedal de instâncias das quais o Estado pode lançar mão para controlar a criminalidade: polícia, administração penitenciária, ministério público, juiz.

    VIANA, Eduardo. CRIMINOLOGIA, 6a Ed. Juspodium, p.183

  • GABARITO: Assertiva CORRETA

    Segundo a criminologia, o controle social dos crimes ocorre pela integração da atuação social de dois tipos de controle: o informal e o formal.

    O Controle Informal pode ser entendido como o dia a dia das pessoas dentro de suas famílias, escola, igreja, profissão, etc. A imensa maioria da população não delinque, pois sucumbe às barreiras desse primeiro controle.

    Como segundo obstáculo para a prática do delito temos os Controles Formais, exercidos pelos diversos órgãos públicos que atuam na esfera criminal, como as policias, o Ministério Público, o Sistema Penitenciário, etc. Em geral, na ausência ou fracasso das instâncias informais, passam a atuar as instâncias formais, bem mais coercivas e repressoras que as instâncias formais.

    Bons estudos!

  • GABARITO: CERTO

    O controle social consiste em um conjunto de mecanismos e sanções sociais que pretendem submeter o indivíduo aos modelos e às normas comunitários. Em outras palavras, é conjunto de meios de intervenção acionados por cada sociedade ou grupo social, a fim de induzir os próprios membros a se conformarem às normas.

    Para alcançar tais metas, as organizações sociais lançam mão de dois sistemas articulados entre si: o controle social INFORMAL e o controle social FORMAL.

    1. INFORMAL: realizado pela sociedade: família, a vizinhança, o trabalho, a igreja, a opinião pública, os clubes, as associações, os meios de comunicação de massa.
    2. FORMAL: realizado pelo Estado: Polícia, o Ministério Público, o Poder Judiciário, a Administração Penitenciária, o sistema penal. Este é realizado de forma subsidiária, quando demais mecanismos falham. 

  • Assertiva C

    A polícia, o Poder Judiciário e o sistema penitenciário exercem o controle social formal.

    Controle social corresponde ao conjunto de instituições, estratégias e sanções sociais que pretendem promover e garantir a submissão do indivíduo às normas.

    São instâncias do controle social formal: polícia, justiça, administração penitenciária, com função punitiva.

  • Questão simples. Não houve dificultade em marcar como C. Essa prova da DPF tava bem acessível. Por isso, NC pra delta foi 94. Parabéns a todos os guerreiros que foram para outra fase.

    dia 20/06 prova de delta pc-pa. Quem quiser entrar nos grupos mande zap

    91 9 8099-5386.

  • GABARITO: C

    O controle social formal é formado pelos órgãos oficiais de controle (como polícia, etc.). O informal é formado, por exemplo, pelas instituições que exercem uma espécie de papel na regulação e estruturação social (como família, instituições religiosas, etc.).

  • Controle Social

    Informal: Família, Escola, Opinião Pública, Sociedade Civil.

    Formal:

    1ª seleção: Polícia

    2ª seleção: MP

    3ª seleção: Juiz

    E não deve ser confundido com: Prevenção

    Primária 

    Antes que o problema se manifeste;

    Ex: atuação da Escola na educação; 

    Secundária 

    Atua quando o delito se manifesta;

    Ex: atuação da Polícia;

     Terciária 

    Destinatário é o Preso;

    Ex: ressocialização.

  • Há dois sistemas de controle que coexistem na sociedade: o controle social informal (família, escola, religião, profissão, clubes de servi-ço etc.), com nítida visão preventiva e educacional, e o controle social formal (Polícia, Ministério Público, Forças Armadas, Justiça, Administração Penitenciária etc.), mais rigoroso que aquele e de conotação político-criminal.

    Fonte: Nestor Sampaio Penteado Filho

  • Gabarito: Correto.

    "O controle social formal é formado pelos órgõas estatais (Polícia, Judiciário, Ministério Público, Administração Penitenciária, etc)."

    Carreiras policias: criminologia. - 3. ed. rev., atual. e ampl./ Salvador: Editora Juspodvm, 2020, p. 40.

  • Controle social formal - Manifesta-se pela atuação oficial do sistema de justiça criminal, formado pela polícia, ministério público, magistratura e administração penitenciária, por meio das formas de reação previstas em lei, como a pena e a medida de segurança.

    Criminologia / Natacha Alves de Oliveira - Salvador: Editora JusPodvm, 2019304p. (Sinopses para concursos / coordenador Leonardo Garcia)

  • O CONTROLE SOCIAL PODE SER:

    FORMAL- Representado pelo Estado, sendo o MP, o Poder Judiciário, administração penitenciaria, a policia ...

    INFORMAL- Representado por organizações da sociedade, sendo a família, escola, igreja, meios de comunicação de massa.

  • Há dois sistemas de controle que coexistem na sociedade: o controle social informal (família, escola, religião, profissão, clubes de serviço etc.), com nítida visão preventiva e educacional, e o controle social formal (Polícia, Ministério Público, Forças Armadas, Justiça, Administração Penitenciária etc.), mais rigoroso que aquele e de conotação político-criminal.

    @manualcaseiro

  • CONTROLE SOCIAL

    É formado por um conjunto de mecanismos e sanções sociais que submetem o indivíduo a NORMAS DE CONVIVÊNCIA. Há dois SISTEMAS de controle que coexistem:

    1)     Informal: família, escola, religião, profissão etc.;

    OBS: direito penal subterrâneo: agências executivas de controle que estão à margem da lei, ex.: milícias.

    2)     Formal: polícia, MP, adm. penitenciária, órgãos públicos, etc. Entram em funcionamento quando as informais falham.

    OBS: segundo BARATTA (1989), o controle social alternativo é o processo através do qual a maioria dos membros de uma sociedade organiza defesas públicas eficazes FRENTE À NEGATIVIDADE SOCIAL E À VIOLÊNCIA EXERCIDA PELAS MINORIAS QUE DETÊM O PODER. Deve ter características opostas em relação às que são próprias do sistema da justiça criminal, a fim de evitar a injustiça e a ineficácia típicas das intervenções desse sistema.

    OBS: seleção Polícia Judiciária (investigação); seleção Ministério Público (acusação) e seleção Judiciário (julgamento).

  • CORRETO.

    FORMAL: POLÍCIA, MP, JUDICIÁRIO, PENITENCIARIA.

    INFORMAL: FAMÍLIA, IGREJA, ESCOLA.

    ''SAPERE AUDE''

  • Controle social informal - Família, vizinhança, o trabalho, a igreja, a opinião pública, os clubes, as associações, os meios de comunicação de massa.

    Controle social formal - Polícia, Poder Judiciário, a Administração penitenciária.

  • CONTROLE SOCIAL FORMAL - Instituições Públicas: Polícia, Ministério Público, Juiz.... (nasceram para isso, para cuidar daqueles que infringem a lei)

    OBS: importante se ater ao fato de que o controle social formal só se é utilizado quando todas as formas de controles sociais informais chão chegam ao êxito esperado. Atua assim de modo coercitivo e impõe sanções

  • Ô Deus, por que a CESPE não foi a banca da PMCE.

  • Formal → Polícia - MP - Poder Judiciário - Sistema Penitenciários;

    PMCE

  • Essa foi para não zerar kkk

  • Curso de Criminologia para PMCE

    Inscrições pelo Instagram @profevelynnoronha

  • Acredite, nao cairão questões assim dia 07/11

  • GAB. CERTO

    CONTROLE FORMAL:

    1- POLÍCIA JUDICIÁRIA

    2- MINISTÉRIO PÚBLICO

    3- JUDICIÁRIO, ADM PENITENCIÁRIA, FORÇAS ARMADAS.

  • Instituições/organizações formais/informais e, não, controle social formal/informal

    Em tese, igreja, por exemplo, é controle social informal, mas uma organização formal

    Abraços

  • COPIADO PARA REVISÃO!

    Controle social informal - Família, vizinhança, o trabalho, a igreja, a opinião pública, os clubes, as associações, os meios de comunicação de massa.

    Controle social formal - Polícia, Poder Judiciário, a Administração penitenciária.

  • QUESTÃO CORRETA! ✓

    Resumindo:

    Controle social formal ➦ exercido pelo ESTADO.

    Controle social INformal ➦ exercido pela sociedade.

  • CORRETA.

    O controle social se subdivide em: c.s- formal: é o controle exercido pelos órgãos do Estado, atuando na repressão e punição do delito e do criminoso. Buscando a autoria e materialidade do delito. faz parte do controle social formal; pm,pc,pf,prf, mp, juiz, promotor ....

    Controle social informal- é a atuação preventiva exercida pela família, escola, igreja.... que visa educar e moldar a mente do indivíduo. Atua de maneira preventiva.

    OBS- O CONTROLE SOCIAL FORMAL SE DIVIDE EM 3 SEÇÕES.

    rumo pmce2021.

  • Controle formal é exercido pelo estado: POLICIA, PODER JUDICIARIO e ADMINISTRAÇÂO PENITENCIARIA.

    Controle informal: Família, igreja, vizinhança.

    RUMO PMCE 2021

  • CONTROLE SOCIAL: conjunto de meios de intervenção acionados por cada sociedade ou grupo social a fim de induzir os próprios membros a se conformarem às normas.

    Há dois desdobramentos: 1) informal: realizado pela sociedade: família, a vizinhança, o trabalho, a igreja, a opinião pública, os clubes, as associações, os meios de comunicação de massa. 2) formal: realizado pelo Estado.

  • GABARITO - C

    Atualmente, podemos conceituar criminologia como: Ciência empírica e interdisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o controle social, tendo como finalidade combater a criminalidade por meio de métodos preventivos.

    Nesse contexto, podemos classificar controle social como:

    • Quanto ao modo de exercício do controle social

    – Controle social como instrumento de orientação;

    – Controle social como meio de fiscalização do comportamento social da pessoa.

    • Quanto ao destinatário do controle social

    – Controle social difuso: direcionado a toda a sociedade;

    – Controle social localizado: direcionado a grupos estigmatizados, como ciganos etc.

    • Quanto aos agentes fiscalizadores

    - Controle formal: de viés político-criminal, é o controle exercido pelo próprio Estado e seus agentes. Tem um caráter repressivo. Ex.: Polícia, Ministério Público, Sistema Penitenciário e Poder Judiciário.

    – Controle informal: é o controle exercido pela sociedade civil, sob uma perspectiva pedagógica e preventiva. Ex.: família, igreja, escola, trabalho, clubes de serviços etc.

    Formas de Controle Social:

    • Sanções formais: aplicadas pelo Estado, podendo ser de natureza cível, administrativa ou penal;

    • Sanções informais: sem força coercitiva;

    • Controle positivo: prêmios e incentivos;

    • Controle negativo: reprovações com imposição de sanções. Este sistema de controle positivo e negativo é muito comum no sistema educacional, na medida em que os alunos são premiados quando executam suas tarefas, por exemplo; • Controle interno: espécie de autodisciplina. Desde criança aprendemos regras sociais que são internalizadas e nos orientam ao longo da vida;

    • Controle externo: ocorre por ação da sociedade ou do Estado, a partir do momento em que o controle interno falha;

    Fonte: Gran Cursos.

  • Que questão linda, formosa, elegante.

  • ASSERTIVA CORRETA!

    Complementando;

    O controle social formal envolve a Polícia, a Justiça, o MP, e a Administração Penitenciária.

    Já o controle social informal envolve a Família, a escola, a Igreja, a Profissão, os circulos de amizade,e a opinião Pública.

    FONTE: MEUS RESUMOS!

  • GAB: C

    Quando as instituições de controle social informal não são suficientes para frear, impedir o comportamento delitivo entram em ação as instâncias de Controle Social Formal (Polícia, MP, Judiciário, Estabelecimentos Prisionais, etc..). Fonte: ManualCaseiro.

    SIGA NO INSTAGRAM:

    @apostilasistematizadas

    @msdeltaconsultoria

    @marcosepulveda_delta

     

  • Estas sao as questoes que os 'comuns" acertam... a nossa é a FGV seu voador!!!!

  • Correto

    Bizu: formal (estado ) ex: polícia, MP administratracao penitência

    Informal :(Sociedade) ex:

    Família, escola, igreja

  • GABARITO: CORRETO

    O controle social trata-se de um dos objetos da criminologia. De acordo com Nestor Sampaio constituindo-se em um conjunto de mecanismos e sanções sociais que buscam submeter os indivíduos às normas de convivência social.

    Sob essa ótica, há dois sistemas de controle que coexistem na sociedade:

    O controle social informal (família, escola, religião, profissão, clubes de serviço etc.), com nítida visão preventiva e educacional, e;

    O controle social formal (Polícia, Ministério Público, Forças Armadas, Justiça, Administração Penitenciária etc.), mais rigoroso que aquele e de conotação político - criminal.

    Bons estudos!

  • Caramba, a distinção sempre foi formal e material, agora mudaram para formal e informal. Quando eu não sabia a questão associava logo a conteúdo ou forma e muitas vezes conseguia resolver.

  • A questão exige do candidato o conhecimento a respeito dos 2 sistemas de controle social que coexistem na sociedade. 

     

    O controle social é um dos objetos da moderna criminologia, representa o conjunto de instituições, mecanismos e sanções da sociedade que pretendem submeter os indivíduos às normas e modelos de convivência em comunidade. Para alcançar tais metas as organizações sociais lançam mão de 2 (dois) sistemas de controle articulados entre si, que coexistem:

    1) INFORMAL: exercido de forma difusa pela sociedade civil: família, profissão escola, igrejas, opinião pública, etc);

    2) FORMAL: identificada com a atuação do aparelho político do Estado, são controles realizados por intermédio da Administração Penitenciária, Forças Armadas, Polícia, Ministério Público, Judiciário.

    Neste controle, os agentes do Estado atual de forma subsidiária (ultima ratio), quando o controle informal não foi capaz de evitar o crime.

    O controle formal organiza-se em 3 seleções, conforme a função que desempenham:

    1ª seleção: Polícia judiciária (investigação);

    2ª seleção: Ministério Público (acusação);

    3ª seleção: Judiciário (julgamento).

     

    Gabarito: Certo.

     

    Referências:

     

    FONTES, Eduardo; HOFFMANN, Henrique. Carreiras Policiais: Criminologia. Salvador: Editora Juspodivm, 4ª ed., 2021.

     

    SHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia (livro eletrônico). 4ª ed. em e-book baseada na 9ª ed. impressa. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021.

     

     

     

  • Controle Social:

    • Formal: Polícia, MP, Judiciário, Administração penitenciária.
    • Informal: Família, igreja, escola, ambiente de trabalho, vizinhos. (Mulher pra casar*)

    *Fonte: Comentário do QC - Sem ofensas, foi um bizu que peguei aqui e está me ajudando nas questões.

    Gabarito: certo

  • Controle Social Informal:

    Ø Realizado pela sociedade civil,

    Ø exemplo: família, escola, igreja, clubes, opinião pública.

    Ø Operam educando e socializando o indivíduo.

    Controle Social formal:

    Ø Realizado pelo aparato Estatal.

    Ø Exemplo: Polícia, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário.

    Ø Operam por meio da coerção estatal, em especial por meio da sanção penal.