-
ITG 2000
29. Contas de compensação constituem sistema próprio para controle e registro dos fatos relevantes que resultam em assunção de direitos e obrigações da entidade cujos efeitos materializar-se-ão no futuro e que possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade.
O gabarito preliminar foi dado como CORRETO e, assim, deveria ser mantido, haja vista a literalidade da ITG 2000, todavia, a banca anulou a questão e assim justificou:
- Considerando-se a relatividade do conceito dado ao termo “fatos” (sentido genérico ou sentido específico da área contábil), na redação do item, o item pode ser julgado tanto como CERTO quanto como ERRADO.
-
Eu aceitei e errei!
-
Para a linguagem contábil, apresentada em ampla base doutrinária, FATOS e ATOS CONTÁBEIS são conceitos imiscíveis, ou seja, não se podem ou conseguem misturar.Ou seja, farta doutrina contábil atesta que as contas que integram o chamado Sistema de Compensação destinam-se ao registro de ATOS contábeis, também conhecidos como atos administrativos.
Não se destinam ao registro de FATOS, como apresentado na questão, mas tão somente ao registro de atos contábeis. Como o gabarito tinha sido dado como certo é diante do exposto a questão foi anulada!
-
Segundo a ITG 2.000 as contas de compensação constituem sistema próprio para controle e registro dos fatos relevantes que resultam em assunção de direitos e obrigações da entidade cujos efeitos materializar-se-ão no futuro e que possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade.
Exceto quando de uso mandatório por ato de órgão regulador, a escrituração das contas de compensação não é obrigatória. Nos casos em que não forem utilizadas, a entidade deve assegurar-se que possui outros mecanismos que permitam acumular as informações que de outra maneira estariam controladas nas contas de compensação.
Com isso, correta a assertiva.
A banca optou por anular a questão, justificando que “considerando-se a relatividade do conceito dado ao termo “fatos” (sentido genérico ou sentido específico da área contábil), na redação do item, o item pode ser julgado tanto como CERTO quanto como ERRADO”.
-
Olá, colegas concurseiros!
Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;
Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.
→ Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.
Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y
→ Estude 13 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.
Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.
Copie e cole o Link no seu navegador: https://go.hotmart.com/C56088960V