SóProvas


ID
5255602
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente HGX, sexo feminino, 13 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico para avaliação rotineira, sem nenhuma queixa sintomatológica. Ao exame clínico, notou-se pequeno aumento de volume séssil na gengiva vestibular da maxila, em região do elemento 63. Ao exame radiográfico, notou-se a presença de uma lesão radiolúcida circunscrita com calcificações em aspecto de flocos de neve, envolvendo a coroa do elemento 23 e se estendendo apicalmente ao longo da raiz, passando pela junção amelocementária. Qual sua hipótese diagnóstica?

Alternativas
Comentários
  • Aspecto de flocos de neve - Tumor odontogênico adenomatóide

  • eita juliana

  • Radiograficamente, tanto o TOA quanto o cisto dentígero, apresentam-se como uma área radiolúcida, unilocular, bem definida que envolve a coroa de um dente incluso.11 Desta forma, um aspecto que ajuda na diferenciação entre essas duas lesões é que o TOA geralmente está associado ao dente além da junção amelocementária, envolvendo também parte da raiz do dente incluso acometido,2 enquanto que o cisto dentígero, não ultrapassa a junção amelocementária.

  • TOA - TUMOR ODONTOGÊNICO ADENOMATÓIDE - FLOCOS DE NEVE
  • Pra não se confundir Flocos de Neve -TOA

    Flocos de Algodão -Paget

  • Outras dicas que ajudam na resolução da questão: O TOA afeta mais pacientes jovens (2ª a 3ª década de vida), tem predileção pelo sexo feminino e é visto com maior frequência na região ANTERIOR DA MAXILA.