-
GABARITO A
Memória RAM (memória de acesso aleatório): Enquadrada como memória principal do computador, sua função é armazenar os dados que estão em processamento, somente leitura e escrita, é volátil (perde os dados na ausência de energia elétrica). Capacidade Usual 2GB, 4 GB, 8 GB, 16 GB 32 GB.
Tipos: SRAM, SDRAM, DDR, GDDR
· SRAM: memória RAM estática, rápida, porém com custo de produção muito alto, utilizada como memória cache.
· DRAM: Memória RAM dinâmica, custo inferior em relação a memória RAM estática, mais lenta que a SRAM, tem consumo maior de energia e precisa de reforços elétricos (refresh). Tipo de memória RAM mais utilizados nos computadores atuais.
o FMP DRAM (FAST PAGE MODE): Memória utilizada principalmente na década de 80
o EDO DRAM (EXTENDED DATA OUT): Evolução da memória FPM muito utilizada na década de 90.
o SDRAM (SYNCRONOUS DRAM): No fim da década de 90 este tipo de memória substituiu as memórias EDO. Este modelo de memória é sincronizado.
o RDRAM (RAMBUS DRAM): pouco utilizadas, surgiram a partir de 2000.
· DDR (DOUBLE DATA RATE): Evolução da memória SDRAM, realizando o dobro de operações por ciclo do clock.
o VRAM: memória RAM de vídeo;
· GDDR: memória DDR gráfica. Utilizada nas placas de vídeo
Encapsulamento: SIMM, RIMM, DIMM.
-
GABARITO A
I) ERRADO - Memória RAM (Memória de Acesso Aleatório) Memória responsável pelo armazenamento temporário de todos os processos do Sistema Operacional e de todos os programas que são executados no computador. É uma memória com permissão de leitura e escrita.
II) CERTO - Os periféricos são aparelhos ou placas de expansão que enviam ou recebem informações do computador. Existem três classificações para os periféricos:
• periféricos de entrada (input): responsáveis pelo envio dos dados ao processador (CPU);
• periféricos de saída (output): responsáveis pelo recebimento das informações processadas pelo processador (CPU);
• periféricos de entrada e saída (Input/output): responsáveis pelo envio dos dados e recebimento das informações. Fazem as duas funções.
Teclado: É um periférico de entrada, pois envia os dados ao processador (CPU) para efetuar o processamento. Monitor: é um periférico de saída, pois recebe as informações processadas pelo processador (CPU) e as exibe para o usuário.
Caixa de som: é um periférico de saída, pois recebe as informações processadas pelo processador (CPU) e emite o som ao usuário.
III) CERTO - As principais características de um HD (disco rígido):
• memória auxiliar/secundária (memória que não é obrigatória em um computador). Podemos fazer um computador funcionar perfeitamente sem o uso de um disco rígido, pois o sistema operacional, que é obrigatório, pode ser armazenado em outro dispositivo);
• não volátil (não perde informações quando o computador é desligado);
• maior memória (armazenamento) presente em um computador.
• baixo custo;
• memória extremamente durável, longa, vida útil;
O SSD (drive de estado sólido) é a tecnologia mais recente que vem substituindo gradativamente o eficiente disco rígido. Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, que é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs). Uma das sua características é ser não volátil.
IV - CERTO - O dispositivo de saída recebe as informações processadas pelo processador (CPU). A impressora é um periférico de saída, o scanner é um periférico de entrada.
Agora se for uma impressora multifuncional é a junção desses 2 (dois) dispositivos. Nesse caso, será dispositivo de entrada e saída.
-
I. A memória RAM é uma memória somente de leitura, cujos dados podem acessados de maneira aleatória. Esta memória está sempre soldada à placa-mãe. (ERRADO)
II. Os periféricos são dispositivos auxiliares que são utilizados para enviar ou receber informações de um computador. Exemplos de periféricos são: mouse, teclado e monitor e caixa de som;
III. Disco rígido (HDD – Hard Disk Drive), unidade de estado sólido (SSD – Solid-state Drive e pen drive (USB Flash Drive) são exemplos de unidades de armazenamento que não são voláteis, ou seja, que retém os dados armazenados depois que a energia é desligada; (memória ram não faz isso)
IV. Um dispositivo de saída deve ser capaz de exibir dados e informações que foram processadas pelo computador. Monitores e impressoras são exemplos desses dispositivos.
GAB: A
-
A: II,III e IV estão certas.
-A RAM de fato é de acesso aleatório e de leitura, no entanto é facilmente removível. Não é soldada.