SóProvas


ID
5257948
Banca
APICE
Órgão
DPE-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Treinamento e desenvolvimento é o conjunto de práticas que as empresas adotam para capacitar seus colaboradores a curto e longo prazo.


A demanda por treinamento e desenvolvimento está cada vez maior, afinal, na era da informação as tecnologias mudam com frequência e os colaboradores precisam estar atualizados e preparados para as novidades que surgem.


Outro motivo do aumento da procura por treinamento e desenvolvimento nas organizações é o fato de que somente o ensino acadêmico não prepara o colaborador para as necessidades do mercado de trabalho. As universidades formam acadêmicos de uma forma mais generalista e as empresas possuem necessidades específicas. Por isso, há esse desencontro entre o que se espera dos colaboradores e o que eles de fato conseguem oferecer. Juntando a isso, temos questões culturais de cada empresa, que não é possível aprender na academia e, que também, precisam ser desenvolvidas nos colaboradores.


Com relação ao treinamento e desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Treinamento é um processo educacional, usualmente de curto prazo, aplicado de modo sistemático e organizado.

( ) As mudanças de comportamento promovidas pelo treinamento não promovem a elevação da capacidade de abstração das pessoas.

( ) O levantamento das necessidades de treinamento divide-se em quatro níveis de análise: análise organizacional, análise dos recursos humanos, análise da estrutura de cargos e análise do treinamento.

( ) Desenvolvimento de liderança é o conjunto de ações executadas para desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes de péssimos líderes, que também está dentro das habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar, pois são competências voltadas para o lado da convivência e relações.


Assinale a sequência CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    DIFERENÇAS ENTRE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

    1. TREINAMENTO é o núcleo de um esforço contínuo desenhado para melhorar a atividade das pessoas e, consequentemente, o desempenho organizacional. Trata-se de um dos processos de GP mais importantes. O treinamento é desenhado para construir talentos com conhecimentos e habilidades necessárias aos seus cargos atuais ou construir competências individuais.
    2. DESENVOLVIMENTO envolve aprendizagem que vai além do cargo atual e se estende à carreira da pessoa com um foco no longo prazo para preparar as pessoas para acompanhar as mudanças e o crescimento da organização.
    • Treinamento: foca no cargo, nas tarefas e é de curto prazo.
    • Desenvolvimento: foca na pessoa, no seu desempenho e é de longo prazo.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Gab. E

    I-ok

    II- promovem

    III- Análise em quatro níveis

    A análise em quatro níveis propõe uma visão sistêmica da necessidade de treinamento, ou seja, abrange as necessidades organizacionais, grupais, individuais e, até as necessidades de clientes e fornecedores. Veja como funciona o levantamento das necessidades de treinamento (LNT) em quatro níveis propostos por Chiavenato:

    Análise organizacional — Incorporar a missão, a visão e os objetivos estratégicos da empresa no treinamento. O entendimento desse conjunto organizacional permite que sejam contemplados os principais propósitos da organização.

    Análise dos recursos humanos — Determinar quais comportamentos, competências, conhecimentos e atitudes precisam ser desenvolvidos a partir do perfil das pessoas. Assim, elas poderão contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa.

    Análise da estrutura de cargos — Observar quais são os requisitos e especificações dos cargos, assim como as habilidades, competências e atitudes que as pessoas deveriam ter para desempenhar adequadamente seu cargo.

    Análise do treinamento — Estabelecer objetivos e metas para serem utilizados como critérios para avaliação do programa de treinamento.

    IV- conhecimentos, habilidades e atitudes refere-se à Gestão de Competências

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre treinamento e desenvolvimento. Sabendo disso, vejamos como as afirmativas podem ser julgadas.

    Antes de passar ao julgamento das afirmações, vejamos os conceitos de treinamento e desenvolvimento.

    Segundo Chiavenato (2014, p.309, 310), o conceito de treinamento pode assumir vários significados, sendo alguns deles listados a seguir:

    • É o processo educacional de curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada, pelo qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e competências em função de objetivos previamente definidos.

    • É o processo sistemático de alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos organizacionais. O treinamento está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar com sucesso suas principais habilidades e capacidades.

    O levantamento de necessidades de treinamento pode ser feito em cinco níveis de análise, segundo Chiavenato (2014, p.318):

    1. Análise organizacional;
    2. Análise das competências organizacionais requeridas;
    3. Análise dos recursos humanos;
    4. Análise da estrutura de cargos:
    5. Análise do treinamento.

    O programa de treinamento provoca satisfação e melhora a atitude do aprendiz e predispõe a futuras ações planejadas de novos conhecimentos, habilidades e atitude

    Com relação ao treinamento e desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

    (V) Treinamento é um processo educacional, usualmente de curto prazo, aplicado de modo sistemático e organizado.

    (F) As mudanças de comportamento promovidas pelo treinamento promovem a elevação da capacidade de abstração das pessoas.

    (V?) O levantamento das necessidades de treinamento divide-se em quatro níveis de análise: análise organizacional, análise dos recursos humanos, análise da estrutura de cargos e análise do treinamento.

    • Na verdade, segundo Chiavenato são cinco níveis de análise, por isso, esta afirmativa deve ser encarada como FALSA. A banca ignorou a análise das competências organizacionais requeridas.

    (F) Desenvolvimento de liderança é o conjunto de ações executadas para desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes de bons líderes, que também está dentro das habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar, pois são competências voltadas para o lado da convivência e relações.

    A conclusão aqui é que a alternativa "B" deveria ser o gabarito, não a "E".

    GABARITO DA BANCA: E

    GABARITO PROPOSTO: B

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

  • São 5 análises