- ID
- 5258122
- Banca
- APICE
- Órgão
- DPE-PB
- Ano
- 2021
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
A Psicologia Social Crítica compreendeu um movimento de compromisso da psicologia com a realidade brasileira. Tal empreitada reuniu um conjunto de movimentos que tinham como foco a implicação da proposta da psicologia com a práxis cotidiana, com os problemas sociais e com os contextos histórico-sociais. Para tanto, foi necessário encarar a dimensão política presente nas práticas psicológicas vigentes. Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social Crítica analise os itens a seguir:
I. A proposta de uma Psicologia Social Crítica se desenvolveu como uma resposta teórico epistemológica de intelectuais e pesquisadores que estavam envolvidos com os movimentos sociais e políticos das décadas de 80 e 90.
II. A experiência da implantação de regimes socialistas na Europa e na América-Latina colocava em pauta a questão da revolução como solução dos problemas existentes.
III. No Brasil, a exigência de uma atuação mais concreta dos intelectuais na organização social e política ficou mais evidente no início da década de 1970, período em que, sob o regime militar, os psicólogos envolvidos com a psicologia na comunidade passaram a atuar junto aos setores populares.
Estão corretas as afirmações contidas nos itens: