Muito se tem falado acerca de crimes contra crianças, adolescentes e mulheres no Brasil, que são perpetrados por pessoas próximas ou ainda por familiares.
Entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – uma média de 45 mil por ano. É o que revela o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançado em outubro de 2021 pelo UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Sendo que a violência se dá de forma diferente de acordo com a idade da vítima.
Crianças perdem a vida, com frequência, em decorrência da violência doméstica, praticada por um agressor conhecido. O mesmo vale para a violência sexual contra elas, cometida dentro de casa, por pessoas próximas. Já os adolescentes morrem, majoritariamente, fora de casa, vítimas da violência armada urbana e do racismo.
Os dados fornecidos pela UNICF acerca do tema são bastante elucidativos. No caso do crime em pauta na questão, há informações suficientes disponibilizados pela mídia em função da comoção causada pelo crime.
Entre as opções apresentadas, uma mostra corretamente quem é o Dr Jairinho, acusado de ser autor do crime.
A) INCORRETA- Vereador sim mas engenheiro não. Via de regra engenheiros não são conhecidos como “ doutores"
B) INCORRETA- Nem administrador tampouco deputado, embora tenha cargo político .
C) CORRETA- Esta é a opção correta. Dr Jairinho é médico e vereador.
D) INCORRETA- Embora advogados , no Brasil, sejam chamados de “ doutor", não é essa a profissão de Jairinho e tampouco é deputado mas vereador.
Gabarito do Professor: Letra C.