SóProvas


ID
5260828
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da Questão Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Produção é coletiva, apropriação dos lucros é privada

    B) CORRETA

    C) A expressões da Questão Social se apresentam durante a fase monopolista do capitalismo

    D) Segundo José Paulo Netto, não existe uma nova questão social, apenas novas refrações do conflito capital X trabalho

  • No caso brasileiro, onde a reprodução das expressões da questão social encontra-se ampliada devido ao seu lugar de país periférico no capitalismo mundial, ela se espraia sob formas particulares, radicalizadas no aumento da exploração da mão-de-obra e na ampliação desmedida da pobreza. Como bem ressaltado por Iamamoto (2012, p.129), “a modernidade das forças produtivas do trabalho social convive com padrões retrógrados nas relações de trabalho, radicalizando a questão social”

  • Analisando as alternativas, temos que:

    A – Incorreta. Como assinalado por Marx em sua célebre obra “O Manifesto Comunista”, a base de fundação da Questão Social encontra-se na Lei Geral da acumulação capitalista, em que cada vez mais a produção é privada, enquanto a apropriação torna-se coletiva. A obra que Marx trata da Lei Geral da Acumulação é O Capital, Vol. I, no qual retrata que a produção no capitalismo é coletiva, enquanto a apropriação das riquezas produzidas é privada.

    B – Correta. No Brasil, a modernidade das forças produtivas do trabalho social convive com padrões retrógrados nas relações de trabalho, radicalizando a Questão Social. No Brasil, a modernidade se une a uma arcaica estrutura social que conserva relações de trabalho opressoras e carregam traços da nossa cultura escravocrata, racista e machista. Segundo Iamamoto (2009, p. 129), “a modernidade das forças produtivas do trabalho social convive com padrões retrógrados nas relações de trabalho, radicalizando a questão social”.

    C – Incorreta. É no século XIX, no contexto da reestruturação produtiva do capital, que é colocada a Questão Social propriamente dita, vinculada à emergência do Estado Burguês. A reestruturação produtiva só ocorre no século XX e o termo questão social surge por volta de 1830 para dar conta do fenômeno do pauperismo, vivenciado pela classe trabalhadora.

    D – Incorreta. A nova Questão Social nada mais é que as expressões em que se deram a formação, o desenvolvimento e a entrada da classe operária no cenário político da sociedade. Conforme Netto (2001), não existe uma nova questão social, como ideólogos como Castel ressaltam e, sim, novas expressões de uma velha questão social.

    Vamos à resolução:

    B – Correta.

    A, C e D – Incorretas.

    Gabarito: B

    Referência:

    IAMAMOTO, M. V. O serviço social na cena contemporânea. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009.

    NETTO, J. P. Cinco notas à propósito da questão social. Revista Temporalis – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Ano 2. Nº 3 (jan./jul.2001). Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001.