SóProvas


ID
5260978
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo Julio Salgado (Técnicas e Práticas Construtivas para Edificação) a tecnologia do concreto pode conferir ao projetista e ao construtor concretos para as mais diversas aplicações e finalidades. Com base nisso, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Na verdade a alternativa A descreve o que é um concreto leve, e não a característica para um concreto ser bombeável, como ter diâmetro máximo do agregado 1/4 do diâmetro interno mínimo do tubo de bombeamento. (NBR 14931)

    "Os concretos leves estruturais são obtidos pela substituição total ou parcial dos agregados convencionais por agregados leves. De modo geral, são caracterizados por apresentar massa específica aparente abaixo de 2000 kg/m3" (ROSSIGNOLO, Concreto Leve Estrutural)

  • O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. O mesmo é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado.

     

    Existem diferentes tipos de concreto, com as mais diversas tecnologias e características. Julio Salgado, em seu livro “Técnicas e Práticas Construtivas para Edificação, 3ª edição, 2014, item 6.2, define tais tipos. Dentre eles, Julio Salgado define o concreto bombeável como o concreto de “uso corrente nas obras de construção e dotados de características de fluidez para poder, por meio de tubulações, atingir grandes distâncias, tanto na horizontal como na vertical. Normalmente empregado em locais de difícil acesso". Em outras palavras, o concreto bombeável caracteriza-se por possuir um traço dimensionado com o propósito de facilitar o processo de bombeamento.

     

    Visto isso, conclui-se a alternativa A está incorreta e deve ser assinalada.

     

    Por sua vez, o concreto leve é o “com baixo peso específico, na ordem de 0,40 a 2,00 t/m³ e resistência de 10 a 20 MPa. Possui como agregados materiais como o poliestireno expandido e a vermiculita. Utilizado como elemento de vedação, em rebaixos de lajes, nivelamento de pisos pouco solicitados e inclusive como elemento termoacústico".

     

    As alternativas B, C e D apresentam definições corretas para os concretos aditivado, resfriado/refrigerado e pesado, respectivamente.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.

     

    SALGADO, Julio Cesar Pereira. Técnicas e práticas construtivas para edificação. Ed. Érica, 3ª edição, 2014.