-
Gabarito: ERRADO
Os dados não estruturados são abundantes na internet e nas organizações, sendo a maior parte dos dados (cerca de 90%) no ambiente corporativo
Dados estruturados: são aqueles organizados e representados com uma estrutura rígida (blocos semânticos - relações), a qual foi previamente planejada para armazená-los. Ex.: banco de dados com tabelas e suas respectivas linhas e colunas; planilhas de Excel.
Dados não-estruturados: possuem uma estrutura totalmente inversa dos dados estruturados, sendo flexíveis e dinâmicos ou, até mesmo, sem qualquer estrutura. É o tipo de dado mais abundante na atualidade. Ex.: dados de redes sociais (textos, imagens e vídeos), arquivos de texto (word, bloco de notas, pdf).
Dados semiestruturados: ou seja, não possuem estrutura totalmente rígida nem estrutura totalmente flexível, sendo uma representação heterogênea. Ex.: arquivo em XML, RDF, OWL, HTML
-
ERRADO
Dados NÃO ESTRUTURADOS SÃO A MAIORIA ..
- Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados ,estruturados e não estruturados,, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise.
- São dados obtidos de arquivos não estruturados como: vídeo digital, imagens, dados de sensores, arquivos de logs e de qualquer tipo de dados não contidos em registros típicos com campos que podem ser pesquisados.
- Volume = grande quantidade de dados gerada a cada segundo.
- Velocidade = Refere-se à velocidade com que os dados são criados e tratados para atender à demanda.
- Variedade = Significa que os dados de hoje aparecem em todos os tipos de formatos, como, por exemplo, arquivos de texto, e-mail, medidores e sensores de coleta de dados, vídeo, áudio, dados de ações do mercado ou transações financeiras. Trata dos diferentes tipos de dados (estruturados e não-estruturados) advindos de fontes diversas.
- Veracidade = A informação deve ser verdadeira.
- Valor = definir a abordagem que será feita da massa de dados que circula.
(CESPE/2021/SEED-PR)Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos. CERTA
(CESPE-2017) Além de estar relacionado à grande quantidade de informações a serem analisadas, o Big Data considera o volume, a velocidade e a variedade dos dados estruturados — dos quais se conhece a estrutura de armazenamento — bem como dos não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos. CERTA
(CESPE – Agente de Polícia Federal 2018) Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. CERTA
-
Um exemplo simples de dados não estruturados são os dados de redes sociais. Esse é um típico exemplo, pelo grande número de textos, imagens, vídeos e diversos outros que são criados diariamente a partir do uso das tecnologias.
A questão peca em dizer:
e de sistemas não estruturados, os quais, embora ainda sejam minoria, <<<<
Pelo contrario dados não estruturados são de grande maioria, vejamos o youtube, facebook e Instagram.
Empresas utilizam de grande banco de dados não estruturados para analise comportamental, o que se pesquisa, o que se posta e o que é mais curtido é desejado, para aplicar estratégias de vendas, marketing é negócio.
-
Big data caracteriza-se, principalmente, por volume, variedade e velocidade, o que se justifica devido ao fato de os dados serem provenientes de sistemas estruturados, que são maioria, e de sistemas não estruturados, os quais, embora ainda sejam minoria, vêm, ao longo dos anos, crescendo consideravelmente.
dados ESTRUTURADOS = minoria
dados NÃO ESTRUTURADOS = maioria
-
TIPOS DE DADOS PRESENTES NO BIG DATA
DADOS ESTRUTURADOS: 20%
· Mesma estrutura de representação, descrições e atributos, previamente projetados. Organizados e gravados em banco de dados. organizados em blocos semânticos (blocos do mesmo significado).
DADOS SEMIESTRUTURADOS:
· Geralmente não mantidos em banco de dados. possuem organização bastante heterogênea. menos rígidos que os estruturados quanto ao valor a ser manipulado. Ex XML, OWL etc.
DADOS NÃO-ESTRUTURADOS: 80%
Não possuem estrutura definida. EX: textos, vídeos, imagens. não possuem descrição para sua estrutura nem mesmo implicitamente
GAB: ERRADO
Os Dados não Estruturados representam a maioria dos dados no Big Data
-
PQP esses CONTROL C + V não ajudam em nada...
Quando sei a resposta, procuro ajudar mais objetivamente possível !!!
-
ERRADO
Big data caracteriza-se, principalmente, por volume, variedade e velocidade (também por VALOR e VERACIDADE), o que se justifica devido ao fato de os dados serem provenientes de sistemas NÃO estruturados, que são maioria, e de sistemas --- estruturados, os quais, embora ainda sejam minoria, vêm, ao longo dos anos, crescendo consideravelmente.
-
Big Data / BanDo de Dados ... rsrs / Maioria NÃO estruturados