-
Através da GD (Governança de Dados), as empresas hoje também definem mecanismos para analisar os processos que se abastecem ou produzem os dados, criando um sentido maior de qualidade conjunta entre esses dois elementos seminais (dados e processos) e contribuindo para a valorização desses ativos, através do pleno conhecimento da cadeia produtiva de informação e conhecimentos.
Prof. Thiago Cavalcanti (Estratégia Concursos)
Rumo ao BRB.
-
O tratamento ético dos dados obviamente inclui seguir a lei. Também influencia como os dados são analisados, interpretados e aproveitados interna e externamente. Uma cultura organizacional que valorize o comportamento ético não apenas terá um código de conduta, mas também garantirá a existência de controles claros de comunicação e governança para apoiar os usuários que tomam conhecimento de práticas ou riscos antiéticos. Os usuários precisam poder relatar essas circunstâncias sem medo de retaliação. Melhorar o comportamento ético de uma organização em relação aos dados geralmente requer um processo formal de Gerenciamento de Mudanças Organizacionais (Organizational Change Management - OCM).
Integração e Interoperabilidade de Dados A Integração e Interoperabilidade de Dados inclui processos relacionados à movimentação e consolidação de dados dentro e entre repositórios de dados, aplicativos e organizações.
Data Warehousing e Business Intelligence O Data Warehousing e o Business Intelligence incluem os processos de planejamento, implementação e controle para gerenciar os dados de suporte à decisão e permitir que os profissionais do conhecimento obtenham valor dos dados por meio de análise e relatório.
https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/5008/2/M%C3%B3dulo%202%20-%20Princ%C3%ADpios%2C%20import%C3%A2ncia%20e%20desafios%20do%20Gerenciamento%20de%20Dados.pdf
-
a questão está tratando do HEXÁGONO DE FATORES AMBIENTAIS:
Os Fatores Ambientais , representados pelos hexágonos, sofreram algumas modificações. No DAMA-DMBoK® apareciam: Organização&Cultura; Atividades; Entregáveis; Papéis&Responsabilidades; Práticas&Técnicas e Tecnologia. No DAMA-DMBoK®V2 permanecem Papéis&Responsabilidades; Atividades, surge Ferramentas; Organização&Cultura; Técnicas(sem práticas) e Entregáveis. A palavra Tecnologia entra com Processo e Pessoas, num nível de agregação acima, ficando Pessoas(Papéis e Responsabilidades); Processos(Atividades e Técnicas) e Tecnologia(Ferramentas e Entregáveis).
https://pt.linkedin.com/pulse/vis%C3%A3o-comparativa-e-comentada-do-dama-dmbokv2-parte-ii-barbieri
-
De forma resumida:
Para fazer um controle eficiente não pode excluir os processos, pois sem processos bem robustos e definidos não tem como fazer uma boa gestão dos dados.
GAB: ERRADO