SóProvas


ID
5262175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em uma organização, foram elencadas as seguintes necessidades:
I identificar os data stewards como parte da governança de dados e do planejamento da gestão dos dados;
II implementar a gestão de qualidade de dados e a gestão de arquitetura de dados;
III gerenciar fatores ambientais tais como pessoas e tecnologias afetas à governança de dados.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir, relativos à governança de dados.

A necessidade II descreve duas áreas de conhecimento do DMBOK que, uma vez implementadas, ajudam a organização a entender as necessidades de informações da empresa, assim como a avaliar a adequação dos dados ao seu uso pretendido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Áreas de conhecimento na Gestão de Dados e suas definições:

    Gerenciamento de arquitetura de dados: Trata-se de entender quais os requisitos do seu projeto de dados, ou seja, entender quais os dados que são necessários, de onde eles vêm e por onde terão de passar até chegar ao seu dashboard. É definir o caminho deste dado.

    Desenvolvimento dos dados: Trata-se de analisar os requisitos dos dados, implantar o seu modelo de dados, definir como será a manutenção destes modelos de dados, projetar estruturas de bancos de dados para suportar suas necessidades, projetar como será o versionamento e integração de dados e modelo de dados, projetar planos de testes, projetar planos de migração entre outras atividades.

    Gerenciamento de operações de dados: Trata-se do planejamento, controle, manutenção e suporte ao ativo dado, durante todo o seu ciclo de vida, ou seja, desde sua aquisição, passando por sua exibição, até a eliminação desse dado. Vale ressaltar que um planejamento de Recuperação de desastre é de extrema importância para qualquer projeto.

    Gerenciamento de segurança de dados: É necessário planejar e projetar uma estrutura capaz de garantir a privacidade, confidencialidade e acesso apropriado ao dado. Consiste no planejamento, desenvolvimento e execução de políticas e procedimentos para assegurar a devida autenticação, autorização, acesso e auditoria nos ativos de dados e informações. (DMBOK, 2012).

    Gerenciamento de dados mestre e referência: Trata-se de projetar uma estrutura que promova uma “Central Única da Verdade”, garantindo um versão consistente e confiável do dado, onde possa ser distribuído (ou compartilhado) para outros contextos.

    Gerenciamento de DW (Data Warehousing) e BI (Business Intelligence): Trata-se de planejar e projetar modelos de dados que permitam a geração de informações para tomada de decisão sob várias perspectivas (dimensões).

    Gerenciamento da documentação e conteúdo: Trata-se de planejar e projetar a implantação e a gestão a dados não estruturados, ou seja, que estão fora de um banco de dados. É importante que seja definido um plano para armazenamento, proteção e acesso a estes dados.

    Gerenciamento de Metadados: Primeiro você precisa saber o que é metadados, correto? Pois bem, metadados é o dado a respeito de outro dado, ou seja, são informações que complementam um dado. Por exemplo: 2 maçãs(dado); foto destas mesmas 2 maçãs é(metadados).

    Gerenciamento de Qualidade de dados: Trata-se de planejar e projetar o saneamento do dado, provendo qualidade ao mesmo, para que este dado possa gerar informações confiáveis para suportar a tomada de decisão.

    Gestão da Arquitetura de Dados: é definida como uma função, responsável por gerenciar e manter os mecanismos necessários para gerir os conceitos, estruturas e demais metadados que compõe a Arquitetura de Dados da Empresa.

    Fontes: https://abracd.org/framework-dama-para-governanca-de-dados/

    https://www.blrdata.com.br/arquitetura-de-dados-consultoria

  • GABARITO CERTO

    Gestão de Qualidade de dados

    O objetivo é planejar, implementar e controlar atividades que apliquem técnicas de gerência de qualidade de dados para medir, avaliar, melhorar e garantir a adequação dos dados ao seu uso pretendido.

    Gestão da arquitetura de dados

    Segundo o DMBOK (2009), o objetivo da Gestão da Arquitetura de Dados é: Entender as necessidades de informação da empresa.

    https://www.fumsoft.org.br/comunica/arquivos/uma_visao_sintetica_e_comentada_do_dmbok_fumsoft_carlos_barbieri.pdf

  • Gabarito: Certo para não assinante.

    Além de concursanda, sou formada em Letras pela UERJ e corrijo redações e discursivas no valor de dez reais.Qualquer dúvida, basta entrar em contato pelo 21987857129.