SóProvas


ID
5262685
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São João do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em uma primeira análise a Anvisa rejeitou a importação da vacina produzida na Rússia, sob a alegação de que esta poderia ocasionar danos à saúde. Qual é o nome desta vacina?

Alternativas
Comentários
  • Em uma primeira análise a Anvisa rejeitou a importação da vacina produzida na Rússia, sob a alegação de que esta poderia ocasionar danos à saúde. Qual é o nome desta vacina?

    B) Sputnik V. [Gabarito]

    Por falta de dados consistentes e confiáveis, a Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa decidiu, por unanimidade, não autorizar a importação em caráter excepcional da vacina russa Sputnik V. O pedido foi avaliado nesta segunda-feira (26/4), portanto dentro do prazo de 30 dias estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão proferida pelo ministro Ricardo Lewandowski.

    A decisão foi tomada com base em dados levantados e avaliados pelas equipes técnicas das gerência-gerais de Medicamentos e Produtos Biológicos (GGMED), de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) e de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON). Também participaram do levantamento de informações a Gerência-Geral de Portos, Aeroportos e Recintos Alfandegados (GGPAF) e a Assessoria de Assuntos Internacionais (Ainte).

    De acordo com o relator do processo, diretor Alex Machado Campos, a decisão é um retrato do momento. Ele destacou que a Agência é conhecida por viabilizar o acesso a medicamentos e vacinas e que, neste momento de pandemia, a instituição tem atuado no limite, mas que não há flexibilização em relação à segurança dos produtos.

    O relator afirmou também que o desafio diário da Anvisa é estabelecer se os benefícios das vacinas superam os riscos relacionados ao produto. “A segurança é um aspecto inalienável diante da incerteza do risco. Chegamos até aqui de mãos dadas com a ciência e amparados por evidências”, disse o diretor.

    Até o momento, 14 estados enviaram pedidos de importação da vacina Sputnik V para a Anvisa: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins, além dos municípios fluminenses de Maricá e Niterói.

    [...]

    Link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-nao-aprova-importacao-da-vacina-sputnik-v

  • GAB: B

    A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou na noite desta segunda-feira (26/04), por unanimidade, pedidos de autorização da importação da vacina russa Sputnik V no Brasil, por considerar que faltam dados técnicos para verificar a segurança e a eficácia do imunizante contra a covid-19.

    Fonte: https://www.dw.com/pt-br/anvisa-rejeita-importa%C3%A7%C3%A3o-da-vacina-russa-sputnik-v/a-57347728#:~:text=A%20diretoria%20da%20Ag%C3%AAncia%20Nacional,imunizante%20contra%20a%20covid%2D19.

  • Gabarito: B

  • GAB: B

    Sendo bem direto:

    Butanvac: é 100% brasileira, mas usa uma tecnologia dos EUA;

    Sputnik V: é russa;

    Astrazeneca: produzida pela Universidade de Oxford no Reino Unido e da empresa farmacêutica britânico-sueca AstraZeneca.

    Coronavac: China.

    Qualquer erro, só mandar msg no privado!

  • Covaxin é indiana.