SóProvas


ID
5264485
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A gestão de determinado serviço de saúde está organizando a abertura de um setor de cuidados semi-intensivo hospitalar. De acordo com o referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem para as 24 horas de cada Unidade de Internação (UI) e considerando o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), as horas de assistência de enfermagem, a distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem e a proporção profissional/paciente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    1. A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem deve levar em conta, para o cuidado mínimo e intermediário, a seguinte proporção: 33% de enfermeiros (mínimo de seis) e os demais auxiliares e/ou técnicos de enfermagem.
    2. Para efeito de cálculo, devem ser considerados: o SCP e a proporção profissional/paciente nos diferentes turnos de trabalho de cuidado mínimo: sendo 1 profissional de enfermagem para 6 pacientes.
    3. Cabe ao enfermeiro o registo diário da classificação dos pacientes segundo o SCP, para subsidiar a composição do quadro de profissionais para as unidades de internação.
    4. Como horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas, deve-se levar em conta 4 horas cuidado mínimo, 6 horas cuidado intermediário, 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado semi-intensivo e alta-dependência e 18 horas cuidado intensivo.
    5. Para o alojamento conjunto, o binômio mãe/filho deve ser classificado, no mínimo, como cuidado intermediário.

    Fonte: RESOLUÇÃO COFEN 543/2017

  • como horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas: 1) 4 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado mínimo; 2) 6 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário; 3) 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado de alta dependência (2); 4) 10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado semi-intensivo; 5) 18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo. II – A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem, deve observar: a) O SCP e as seguintes proporções mínimas: 1) Para cuidado mínimo e intermediário: 33% são enfermeiros (mínimo de seis) e os demais auxiliares e/ou técnicos de enfermagem; 2) Para cuidado de alta dependência: 36% são enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem; 3) Para cuidado semi-intensivo: 42% são enfermeiros e os demais técnicos de enfermagem; 4) Para cuidado intensivo: 52% são enfermeiros e os demais técnicos de enfermagem.