SóProvas


ID
5264992
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As organizações sociais e políticas são resultado de um processo histórico, de convivências, sistematizando essências de arquétipos ideológicos, que no cotidiano e no mundo da “mídia” ouvimos as expressões: “lulismo” “bolsonarismo”, “esquerdopatas” “fascismo”, “comunismo”. Ora, apesar da relação íntima com os termos na sociedade, é papel do professor de história postular a desmistificação dos conceitos, substancializando com propriedade histórica, criando debates críticos e conscientes, quebrando as tendências interpretativas de “viés ideológico”, relacionando dentro de um processo configurativo da historiografia. Portanto, com base na reflexão contextual e no processo historiográfico, da história do Brasil entre o período de 1920 e 1934, assinale a alternativa que representa conceitualmente o movimento político que tinha as seguintes características: defendia a doutrina nacionalista, estabelecendo um conteúdo com cunho mais cultural e menos econômico; “combatia o capitalismo financeiro, objetivando o controle do Estado sobre a economia; porém, sua essência maior era na tomada de consciência do valor espiritual da nação, como o lema “Deus, pátria e família”.

Alternativas
Comentários
  • integralismo foi um partido e movimento político surgido no Brasil na década de 1930, influenciado pelos ideais e práticas fascistas que se desenvolveram na Europa após o fim da I Guerra Mundial. O movimento de extrema-direita foi fundado com o nome de Ação Integralista Brasileira (AIB).

    site Brasil Escola

  • Coronelismo, nem pensar.

    Tenentismo e Coluna Prestes, praticamente mesma coisa.

    Só restaria Integralismo como resposta.

  • Esse era o lema proposto por Plínio Salgado.

  • DEUS, PÁTRIA, FAMILÍA> BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS.

    GAB: C PROPOSTO POR PLÍNIO SALGADO.

    • Ação Integralista Brasileira (AIB) foi uma organização política criada em 1932 por Plínio Salgado e foi o primeiro partido de massas do Brasil.

    Com ideias anticomunistas e antiliberais, o Integralismo é considerado um movimento fascista do Brasil.

    1. “Deus, Pátria e Família”.
    2. A camisa verde foi a vestimenta escolhida pelos membros da AIB, motivo pelo qual ficaram conhecidos como camisas-verdes e pejorativamente, como "galinhas verdes".

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    • Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma organização política fundada pelo Partido Comunista do Brasil em 1935.

    Luís Carlos Prestes, conhecido com o “Cavaleiro da Esperança”, era o presidente de honra da ANL e era bastante conhecido, uma vez que entre 1925 e 1927 tinha comandado o movimento Coluna Prestes, uma luta contra as elites.

    1. Suspensão do pagamento da dívida externa do Brasil;
    2. Luta contra o latifundiário e o imperialismo;
    3. Defesa da reforma agrária;
    4. Nacionalização de empresas estrangeiras;
    5. Garantia da democracia;
    6. Constituição de um governo popular;

  • Eram também conhecidos como "camisas verdes"

  • “Deus, pátria e família”.

    Procurei "Bolsonarismo" e não encontrei :(

    KKKKKKK

  • O integralismo foi um partido e movimento político surgido no Brasil na década de 1930, influenciado pelos ideais e práticas fascistas que se desenvolveram na Europa após o fim da I Guerra Mundial. O movimento de extrema-direita foi fundado com o nome de Ação Integralista Brasileira (AIB), em 1932, quando o jornalista Plínio Salgado lançou o Manifesto de Outubro. Até os dias atuais é invocada a liderança de Plínio Salgado nas tendências integralistas que existem, como a Frente Integralista Brasileira (FIB) e o Movimento Integralista e Linearista Brasileiro (MIL-B).O lema do Integralismo “Deus, pátria e família” serve como ponto de partida para se entender as propostas do movimento que ficou conhecido como o fascismo brasileiro.
  • "Deus, Pátria e Família" lema usado pelo grupo anti-comunista e ultranacionalista da Ação Integralista Brasileira (AIB), liderado por Plínio Salgado durante o governo constitucional (1934-1937).

    Letra C

    APMBB