Os documentos de arquivo podem ser classificados quanto à forma, o formato, o gênero, a espécie, o estágio de evolução, a natureza dos documentos, o gênero, a natureza do assunto dos documentos, entre outras categorias. A questão trata da classificação dos documentos de arquivo quanto ao gênero.
O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), gênero documental é
a "Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes,
mediação técnica para acesso, como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais."
Portanto, o conceito de gênero documental apresentado pela banca está de acordo com o DBTA.
Entretanto, a banca erra ao falar que documentos digitais não podem ser classificados quanto ao gênero. Os documentos digitais fazem parte do gênero informático e o suporte são os bits, que registram a informação em meio digital. Além disso, qualquer documento requer tratamento técnico, independente do gênero documental utilizado.
Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
Gabarito do Professor: ERRADO.