-
GABARITO B
Como funciona o processo de normalização ?
Normalização é o processo de organização de dados em um banco de dados. Isso inclui a criação de tabelas e o estabelecimento de relações entre essas tabelas de acordo com as regras projetadas para proteger os dados e tornar o banco de dados mais flexível, eliminando a redundância e a dependência inconsistente.
O que e dependência funcional ?
Dependência funcional é uma restrição entre dois conjuntos de atributos em uma relação de um banco de dados. Em outras palavras, uma dependência funcional é uma restrição entre duas chaves.
Ou seja, o processo de normalização e feito a partir da identificação das restrições entre as chaves = dependência funcional.
-
Normalização de relações é uma técnica que permite depurar um projeto de banco de dados, através da identificação de inconsistências (informações em duplicidade, dependências funcionais mal resolvidas, etc).
À medida que um conjunto de relações passa para uma forma normal, vamos construindo um banco de dados mais confiável.
O objetivo da normalização não é eliminar todos as inconsistências, e sim controlá-las.
https://www.ime.usp.br/~andrers/aulas/bd2005-1/aula11.html
-
Outra categoria importante de restrições é a de dependências de dados, que incluem dependências funcionais e dependências multivaloradas. Elas são usadas principalmente para testar a 'virtude' do projeto de um banco de dados relacional e em um processo chamado normalização.
Navathe
-
Obs: Normalização são processos feitos dentro das tabelas para evitar anomalias.
3 Formas de normalização. (1FN, 2FN, 3FN)
1FN: (1 Forma normal)
- Valores atômicos (campos não pode ser dividido) exemplo é o CPF
- Sem grupos repetidos
- Uma chave primária
- Sem atributos multivalorados*
-
Agregando mais informação...
Codd propôs três formas normais: 1ª, 2ª e 3ª. Todas baseadas nas dependências funcionais entre os atributos de uma relação.