SóProvas


ID
5269549
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais, e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar e de vigilância sanitária, dentre outras.


Sobre a prevenção e controle das infecções hospitalares, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 1-CIRURGIAS LIMPAS

    São realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso local. Consideram-se limpas as cirurgias realizadas na epiderme, tecido celular subcutâneo, sistemas músculo-esquelético, nervoso e cardiovascular.

    2-CIRURGIAS POTENCIALMENTE CONTAMINADAS

    São as realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa, em tecidos cavitários com comunicação com o meio externo, ou de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso local.

    Consideram-se potencialmente contaminadas as cirurgias realizadas nos tratos gastrintestinal (exceto cólon), respiratório superior e inferior, genito-urinário, cirurgias oculares e de vias biliares.

    3-CIRURGIAS CONTAMINADAS

    São as realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana abundante, de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso local.

    Consideram-se contaminadas as cirurgias realizadas no cólon, reto e ânus; em tecido com lesões cruentas e cirurgias de traumatismo crânio encefálicos abertos.

    4-CIRURGIAS INFECTADAS

    São as realizadas em qualquer tecido, na presença de processo infeccioso local.

  • São consideradas cirurgias potencialmente contaminadas todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão, em presença de processo infeccioso (supuração local) e/ou tecido necrótico.

  • Gabarito: Letra E.

    Complementando

    De acordo com a PORTARIA Nº 2616, DE 12 DE MAIO DE 1998

    Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH

    e ) Errada.

    3.2.2 Cirurgias Potencialmente Contaminadas - são aquelas realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa ou em tecidos de difícil descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório e com falhas técnicas discretas no transoperatório. Cirurgias com drenagem aberta enquadram-se nesta categoria. Ocorre penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário sem contaminação significativa.

    3.2.4 Cirurgias lnfectadas - são todas as intervenções cirúrgicas realizadas em qualquer tecido ou órgão, em presença de processo infeccioso (supuração local) e/ou tecido necrótico.