SóProvas


ID
5269759
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, que Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, são princípios do Sistema Único de Saúde, entre outros:


  1. I)  A universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

  2. II)  A integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

  3. III)  A equidade na assistência à saúde, atendendo cada indivíduo de acordo com suas necessidades e prioridades.

Alternativas
Comentários
  • Favor ler o artigo 7º da Lei 8080/90 objeto da questão. Provavelmente não irá encontrar equidade, este foi definido no Manual ABC dos SUS e o mesmo é de fato um princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde. Sacanagem da banca? SIM! Bem vindo ao mundo dos concursos públicos, onde o filho chora e mãe não vê.

  • Errei kkk eu pensei que fosse I e III

  • Isso e a letra A não tem dúvida.

  • Lembrar que nem na constituição nem na 8080 faz-se referência a palavra EQUIDADE. Lá na 8080 cita IGUALDADE
  • Pegadinha danada

  • ABC do SUS (Doutrina e Princípios)

    QUAL É A DOUTRINA DO SUS?

    Baseado nos preceitos constitucionais a construção do SUS se norteia pelos seguintes princípios doutrinários:

    UNIVERSALIDADE – É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público.

    EQÜIDADE – É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.

    INTEGRALIDADE - É o reconhecimento na prática dos serviços de que:

    I. cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade;

    (...)

    Enfim: “O homem é um ser integral, bio-psico-social, e deverá ser atendido com esta visão integral por um sistema de saúde também integral, voltado a promover, proteger e recuperar sua saúde.”

    QUAIS OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A ORGANIZAÇÃO DO SUS?

    REGIONALIZAÇÃO e HIERARQUIZAÇÃO - Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com a definição da população a ser atendida.

    RESOLUBILIDADE - É a exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência.

    DESCENTRALIZAÇÃO - É entendida como uma redistribuição das responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo, a partir da idéia de que quanto mais perto do fato a decisão for tomada, mais chance haverá de acerto. Assim, o que é abrangência de um município deve ser de responsabilidade do governo municipal; o que abrange um estado ou uma região estadual deve estar sob responsabilidade do governo estadual, e, o que for de abrangência nacional será de responsabilidade federal.

    PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS - É a garantia constitucional de que a população, através de suas entidades representativas, participará do processo de formulação das políticas de saúde e do controle da sua execução, em todos os níveis, desde o federal até o local. Essa participação deve se dar nos Conselhos de Saúde.

    COMPLEMENTARIEDADE DO SETOR PRIVADO - A Constituição definiu que, quando por insuficiência do setor público, for necessário a contratação de serviços privados, isso deve se dar sob três condições (...).

    Fonte: http://www.pbh.gov.br/smsa/bibliografia/abc_do_sus_doutrinas_e_principios.pdf

    Art. 7º :

    I - universalidade (...);

    II - integralidade de (...).

    Portanto: Universalidade e Integralidade ( Doutrina e Lei 8080/90). Equidade, somente Princípio Doutrinário.

    Gab:B.

  • Pegadinha clássica.

    Repare que a questão pede (de acordo com a lei 8.080...). De fato, Lei não descreve Equidade como princípio, portanto o gabarito seria a letra B.

    No entanto, algumas questões fazem menção a princípios doutrinários, e aí sim a equidade é considerada como princípio.

    Gabarito: Letra B