SóProvas


ID
5270281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de conceitos fundamentais e mecanismos de segurança da informação, julgue o item seguinte.

Para arquivos criptografados com algoritmos que utilizam chaves de até 256 bits, é viável realizar ataques de força bruta no espaço de chaves, com real possibilidade de sucesso em tempo aceitável.

Alternativas
Comentários
  • Gab: ERRADO

    Quanto maior o tamanho da chave, menor a efetividade de um ataque de força bruta. 256 bits é considerado seguro.

    De acordo com Tanenbaum, "o sigilo é decorrente da presença de um algoritmo forte (mas público) e de uma chave longa".

    Além disso o autor afirma que "para impedir que seu irmãozinho leia suas mensagens de correio eletrônico, serão necessárias chaves de 64 bits. Para uso comercial de rotina, devem ser usados pelo menos 128 bits. Para manter o governo de outros países à distância, são necessárias chaves de pelo menos 256 bits, de preferência maiores".

    Por fim, sobre o ataque por força bruta, William Stallings afirma que "o atacante testa todas as chaves possíveis em um trecho do texto cifrado, até obter uma tradução inteligível para o texto claro. Na média, metade de todas as chaves possíveis precisam ser experimentadas para então se obter sucesso". Em termos leigos, o hacker vai testando todas as possibilidade de senhas até conseguir violar o sistema.

  • Gabarito aos não assinantes: Errado.

    Não é viável tentar um ataque de de força bruta quando se tem algoritmos que utilizam um número de chaves grande.

    Para fins exemplificativos, Stallings (2015), apresenta o algoritmo triple DES, que utiliza chaves de 168 bits. O espaço de chaves gerado é de 2^168, ou mais de 3,7 × 10^50 chaves possíveis.

    Ademais, tamanhos de chave de 64 bits ou menores, geralmente não são recomendados. Conforme o referido autor, 128 bits tornou-se um padrão comum.

    __

    Bons estudos!

  • 64 bits = chave fraca

    128= segurança de rotina

    256= considerado seguro

  • ERRADO. A complexidade e o tamanho das chaves de criptografia são medidos em bits e quanto maior o número, mais elevada será a segurança. Para uma chave de 256 bits, significa que 2 ^ 256 é o número de chaves possíveis para quebrar a senha, e mesmo utilizando os computadores com maior poder computacional, ainda sim, levar-se-iam bilhões de bilhões de anos para varrer todas as possibilidades.

    Fontes: https://cryptoid.com.br/valid/tipos-de-criptografia-conheca-os-10-mais-usados-e-como-funciona-cada-um/

    https://blog.ipog.edu.br/tecnologia/quebrar-uma-chave-criptografica/