SóProvas


ID
5270395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com base nos fundamentos da Engenharia de Software, julgue o item a seguir relativo às decisões adequadas que devem ser tomadas pelas equipes de analistas quando do planejamento para o desenvolvimento de um novo sistema.


O uso de técnicas do tipo caixa-preta é adequado para avaliar a qualidade do atendimento aos requisitos não funcionais, como, por exemplo, o comportamento do sistema em relação a valores-limite.

Alternativas
Comentários
  • Eeeita, Cespe

    Teste de valor limite = teste funcional

    teste não funcional está relacionado à segurança, performance, usabilidade, etc...

    Fonte: https://u-tor.com/topic/functional-vs-non-functional

    "Functional Testing Strategies" -> "Boundary value testing"

  • Esse gabarito já é definitivo? Está errado.

  • a pergunta é sobre comportamento do sistema em relação aos valores limite, e não sobre testar valores limites. Ex: se o algoritmo recebe arquivos de texto como entrada e como saída gera um único arquivo com o texto de todos os arquivos, a pergunta estaria referindo-se como o algoritmo iria se comportar caso eu colocasse, por exemplo, 10 mil arquivos de texto. Logo, pode-se usar teste de caixa preta para verificar o comportamento do sistema, pois não é preciso conhecer o código.

    TLDR: o pergunta quer saber se - caixa preta TESTA comportamento UTILIZANDO valores-limite

  • CERTO - CESPE

    Na minha concepção está errado

    Teste Caixa Branca =  o testador tem acesso à estrutura interna (utilizando-se o código fonte) da aplicação. Logo, seu foco é garantir que os componentes do software estejam concisos ( busca garantir a qualidade na implementação do sistema)

    • Os níveis de teste caixa branca são os Testes de Unidade e o Teste Estático.

    Teste caixa Preta = Não está preocupado com os elementos constitutivos do software, mas em como ele funciona é conhecido como teste funcional, já que busca garantir que os requisitos funcionais do produto (O ERRO DA ALTERNATIVA) estão consistentes.

    • Os níveis de teste caixa preta são Integração, SistemaAceitaçãoAlfa e Beta

    Fonte: https://medium.com/@ingrid.carvalho.mo/voc%C3%AA-sabe-o-que-%C3%A9-teste-caixa-branca-e-teste-caixa-preta-9a2d08fe9d0c

    Qualquer erro me avise

  • Mais uma pra conta do Cespe

    "O teste de caixa preta consiste em validar os requisitos funcionais do sistema, o objetivo é encontrar erros de interface, erros relacionados ao desempenho, ao acesso ao banco de dados, erros de inicialização e término, falha ou ausência de funções" (PRESSMAN).

    http://www.facom.ufu.br/~bacala/ES/Teste%20de%20Software.pdf

  • valor-limite testa requisitos funcionais!

    O componente de software a ser testado pode ser um método, uma função interna, um programa, um componente, um conjunto de programas e/ou componentes ou mesmo uma funcionalidade. A técnica de teste funcional é aplicável a todos os níveis de teste (PRESSMAN, 2005).

  • outra interpretação poderia ser: eu aplico valor limite a um campo de login pra verificar se o sistema atende ao requisito não funcional de segurança. blz! mas atrelar conceitualmente caixa-preta a requisito não funcional é invenção da banca!

  • colocar no caderno. Como não está certo?!

  • Cespe sendo "cespe".
  • Questão podendo ter diversas interpretações. Eu fui de certo porque, a meu ver, poderíamos justificar de duas formas ela como correta.

    Primeira: a questão pode estar se referindo a testar o sistema em situações onde valores limites são aplicados, como em um teste de carga ou estresse (ir até onde o sistema não aguente mais).

    Segunda: outra interpretação poderia ser a valores limite do próprio teste que verifica um requisito não funcional, como analisar o comportamento em relação ao tempo mínimo que o software demora para retornar determinada função.

    Seriam dois casos de desempenho, ou seja, um requisito não funcional, mas, é claro, também temos diversas interpretações para considerar a questão como errada, como já dito pelos colegas.

  • particionamento de equivalencias e analise de valores limitrofes