SóProvas


ID
5273119
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Entre Rios - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os cinco primórdios faciais surgem em volta do estomódio, ou boca primitiva, no começo da quarta semana embrionária. (...)


Sobre o "Desenvolvimento da face", analise as assertivas com (V) verdadeiro ou (F) falso.


(__)A proeminência frontonasal (tumefação local), formada pela proliferação de mesênquima ventral ao encéfalo anterior, constitui a ligação cefálica do estomódio.

(__)As proeminências maxilares pares do primeiro arco branquial formam os limites laterais, ou lados, do estomódio.

(__)As proeminências mandibulares pares do primeiro arco constituem o limite caudal do estomódio.

(__)As proeminências maxilares aumentam devido à proliferação do mesênquima, e crescem medialmente em direção uma à outra e das proeminências nasais médias.


Após análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Na quarta semana de gestação aparecem os arcos branquiais que irão originar a face, faringe, laringe, músculos do pescoço e a união do embrião com o saco vitelínico. As placoides nasais dão origem ao revestimento das fossas nasais e epitélio olfatório. A partir dessa diferenciação ocorrida no processo frontal, ele passa a ser denominado processo frontonasal. A primeira afirmativa é verdadeira.

    No início da quarta semana de desenvolvimento, a face é muito pequena, perto de 40 vezes menor do que o crânio. A proeminência mandíbular e a maxilar se originam do primeiro arco. A segunda afirmativa é verdadeira.

    Os arcos faríngeos encontram-se dispostos bilateralmente, e são formados por proliferações do ectoderma de revestimento com o eixo mesenquimal e o revestimento interno de endoderma, com exceção do 1º arco, revestido internamente de ectoderma oral. Os processos mandibulares se desenvolvem muito rapidamente, são os primeiros a se fusionarem. A terceira afirmativa é verdadeira.

    Os processos nasais mediais se fundem e apresentam um crescimento medial e inferior, originando estruturas mediais da face, como a columela nasal, o filtro labial, o septo nasal, o pró-lábio, e a parte anterior da maxila, a pré-maxila. A última afirmativa também é verdadeira.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Nazari, Evelise Maria Embriologia humana / Evelise Maria Nazari e Yara Maria Rauh Müller. – Florianópolis : BIOLOGIA/EAD/UFSC, 2011.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.