-
Os bots são aplicações autônomas que rodam na Internet enquanto desempenham algum tipo de tarefa pré-determinada. Eles podem ser úteis e inofensivos para os usuários em geral, mas também podem ser usados de forma abusiva por criminosos. Segundo pesquisa da Imperva, em 2016 os bots corresponderam a mais de 50% do tráfego total da Internet.
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/07/o-que-e-bot-conheca-os-robos-que-estao-dominando-a-internet.ghtml
-
Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
A comunicação entre o invasor e o computador infectado pelo bot pode ocorrer via canais de IRC, servidores Web e redes do tipo P2P, entre outros meios. Ao se comunicar, o invasor pode enviar instruções para que ações maliciosas sejam executadas, como desferir ataques, furtar dados do computador infectado e enviar spam.
cartilha cert.br
-
Onde está o erro da questão?
-
Sabe quando vc liga na oi desesperada pra falar com um atendente e não consegue? Então...quem fala com vc são os bots.....
Só vence quem não desiste!
-
Cade o erro
-
Mostre-me o erro e te dou um café bem quentinho. Quem fez essa questão, usou algo ilícito, certeza.
-
CONTINUO SEM ENCONTRAR O ERRO DA QUESTÃO.
Um bot é um programa malicioso que pode se replicar e infectar computadores sem a permissão ou o conhecimento dos usuários.
- Bot é um programa malicioso - Ok;
- Possui a habilidade de se replicar/auto propagar - Ok;
- É capaz de infectar computadores através de vulnerabilidades nas páginas e isso ocorre sem a permissão ou conhecimento do usuário - Ok.
Qual é o erro da questão, gente?
Até o presente momento nenhum comentário foi capaz de esclarecer o erro dessa questão!
-
https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf
Qual o erro da questão???????
Bot e um programa que dispoe de mecanismos de comunicacao com o invasor que permitem que ele seja controlado remota- ˜ mente. Possui processo de infeccao e propagacão¸ ˜ ao similar ao do ˜ worm, ou seja, e capaz de se propagar automaticamente, explo- ´ rando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. A comunicac¸ao entre o invasor e o computador infectado pelo ˜ bot pode ocorrer via canais de IRC, servidores Web e redes do tipo P2P, entre outros meios. Ao se comunicar, o invasor pode enviar instruc¸oes para que ac¸ ˜ oes maliciosas sejam executadas, como desferir ataques, furtar dados do ˜ computador infectado e enviar spam. Um computador infectado por um bot costuma ser chamado de zumbi (zombie computer), pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do seu dono. Tambem pode ser chamado de ´ spam zombie quando o bot instalado o transforma em um servidor de e-mails e o utiliza para o envio de spam
-
Pelo o que eu pesquisei o erro ta em afirmar que ele é malicioso. O bot tbm pode ser útil e inofensivo
-
Se você focar na parte da propagação provavelmente você erre...
Observe a generalização na questão, bots podem ser úteis, tente lembrar do momento no qual você ligou p da vida para uma operadora e ficou digitando os comandos que ele (o bot) foi te direcionando.
-
Acho que o erro está em afirmar que todos são maliciosos:
Na Internet existem tanto bots legítimos, que prestam serviços úteis e legais, quanto bots empregados em crimes ou ações de cunho malicioso e que podem resultar em danos e prejuízos para terceiros. Bots legítimos podem ser robôs que varrem a Internet indexando sites para serviços de busca, como o , ou que encontram o preço mais baixo para um determinado produto com poucos cliques. Já um bot maligno seria um robô que varre a Internet em busca de sites vulneráveis para ataques e invasões posteriores por seus controladores.
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/07/o-que-e-bot-conheca-os-robos-que-estao-dominando-a-internet.ghtml
-
Então o erro seria generalizar o BOT como malicioso? Não concordo, pois a banca não restringiu o BOT como malicioso, não disse SOMENTE malicioso!!!!
Enfim ...
-
Bot é um código malicioso enviado por invasores, que pretendem assumir o controle remoto do dispositivo para realização de ataques e crimes virtuais. A sua instalação ocorrerá com a execução explícita do código malicioso, que em outras palavras significa que necessita de confirmação e consentimento do usuário. O bot é obtido: - recebido automaticamente pela rede - recebido por e-mail - baixado de sites na Internet - através do compartilhamento de arquivos - uso de mídias removíveis infectadas - redes sociais - mensagens instantâneas - inserido por um invasor - ação de outro código malicioso Além da instalação com a execução explícita do código malicioso, o bot pode ser instalado a partir da exploração de vulnerabilidades existentes no sistema. O bot se propaga (replica) enviando cópias automaticamente pela rede ou por mensagens. E as ações maliciosas realizadas por eles incluem: - ataques via Internet para negação de serviço - envio de spam e phishing - instalação de outros códigos maliciosos - furto de informações - consumo de recursos da rede e do dispositivo infectado - Fonte: Projeto Missão Caveira.
Assim acredito que o erro estaria em dizer que ele pode infectar o computador sem a permissão ou conhecimento do usuário.
Espero ter ajudado.
-
Bot, vem da palavra Robot = robô.
Eles podem ser úteis para determinada funções ou serem usados infectar máquinas. Estamos rodeado de bots o tempo tempo..
Um exemplo de bot é a Siri, a assistente pessoal no iphone. Basta você dizer: “e aí, Siri?”, e ela ajuda você a organizar a agenda, ligar para um contato, realizar pesquisas na web, entre outras coisas. Tudo de forma rápida, segura e sem que você precise abrir um aplicativo específico.
-
Penso que o erro da questão esteja na afirmação de que o Bot é um programa malicioso, já que ele pode ser um programa malicioso ou legítimo.
Malicioso quando se tratar de um malware que pode se replicar e infectar computadores, como menciona a questão. E legítimo quando, por exemplo, for usado pelos motores de busca para encontrar e indexar páginas de um site, como o Bot do Google, também chamado de Crawler ou Spider.
Portanto, a questão peca em sua restrição, já que afirmar que o Bot é um programa malicioso, seria como se existisse somente ele, o que não é verdade.
Gabarito: Errado.
-
quem errou, acertou.
-
Não concordo com o gabarito da questão. Alguém pode me ajudar, pfv.
-
Acertei a questão por lembrar que uso um Bot no discord. HEIM?
EXPLICO:
Na cartilha está descrito o bot como malware, mas não necessariamente ele é um malware. Bot, como bem sabemos, vem de "robot", e traz a ideia "um robo que executa alguma determinada ação automaticamente".
Meu entendimento, ao ler, primeiramente, foi que a assertiva generalizou.
Pensemos: embora não descrito na cartilha como algo que também pode ser usado com boa intenção (afinal o foco do capitulo em que está descrito o bot é tratar de malwares e não de recursos), se existe bot com recursos inofensivos e úteis aos usuários, e não são eles poucos, então não há de se generalizar.
Daí o erro da questão.
-
GABARITO ERRADO
*"o erro da questão e a parte que fala "sem a permissão ou o conhecimento dos usuários" *
Bot é um código malicioso enviado por invasores, que pretendem assumir o controle remoto do dispositivo para realização de ataques e crimes virtuais.
A sua instalação ocorrerá com a execução explícita do código malicioso, que em outras palavras significa que necessita de confirmação e consentimento do usuário.
Como o bot é obtido?
- recebido automaticamente pela rede;
- recebido por e-mail ;
- baixado de sites na Internet ;
- através do compartilhamento de arquivos;
- uso de mídias removíveis infectadas;
- redes sociais;
- mensagens instantâneas;
- inserido por um invasor;
- ação de outro código malicioso.
Além da instalação com a execução explícita do código malicioso, o bot pode ser instalado a partir da exploração de vulnerabilidades existentes no sistema.
O bot se propaga (replica) enviando cópias automaticamente pela rede ou por mensagens. E as ações maliciosas realizadas por eles incluem:
- ataques via Internet para negação de serviço;
- envio de spam e phishing;
- instalação de outros códigos maliciosos;
- furto de informações;
- consumo de recursos da rede e do dispositivo infectado.
-
O jeito é solicitar correção do professor,pq até agora não sei qual o erro.
-
Os BOTS são aplicações autônomas que rodam na Internet enquanto desempenham algum tipo de tarefa pré-determinada.
Eles podem ser úteis e inofensivos para os usuários em geral, mas também podem ser usados de forma abusiva por criminosos.
Ou seja, não necessariamente serão programas maliciosos.
-
gab errado. questão deu o conceito de worms (malware autoexecutável)
bora querer !!
-
Bot, diminutivo de robot, também conhecido como Internet bot ou web robot, é uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô.
-
O BOT É COM O CONSENTIMENTO DO USUÁRIO.
-
Não entendi o gabarito da questão
1) Pra quem está falando que o bot se propaga com o consentimento do usuário por favor me digam de onde tiraram isso? A própria Cartilha da Cert (Centro de Estudos para Resposta e Tratamento de Incidentes em Computadores) diz o contrário, e esse é o principal documento usado pelas bancas para fundamentar as questões.
"Um computador infectado por um bot costuma ser chamado de zumbi (zombie computer), pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do seu dono" (https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf)
2) Além disso, pra quem disse que a questão estaria errada por trazer o conceito de worm, tem que levar em consideração que worm e bot são conceitos muito parecidos mesmo. A principal diferença é o controle remoto que está presente no bot e no worm não. Então, não tem como falarmos que a questão está errada porque ele pontuou apenas características em comum. Mais um trecho que valida o que eu estou falando:
"Bot e um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, e capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores." (https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf)
3) Pra quem quis justificar a questão com o fato do bot poder ser usado para fins legítimos eu só tenho a dizer que se tiver esse pensamento de que o bot não é um malware vai errar a maioria das questões. A própria cartilha traz o conceito de bot na classificação de "códigos maliciosos". A exceção é o bot não ser malicioso e o examinador tinha que deixar isso bem claro, o que não foi o caso. Aqui vai uma questão sobre o conceito de bot da mesma banca:
Quadrix - 2013 - CREF - 3ª Região (SC) - Advogado
A seguir, são apresentadas as descrições de dois tipos de malware
A. É um tipo de programa malicioso que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para esse fim. Normalmente esse programa é colocado de forma a não a ser notado.
B. Tipo de programa malicioso que, além de incluir funcionalidades de worms, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. O processo de infecção e propagação é similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
Os tipos de malware descritos em A e B são, respectivamente:
A) Botnet e Trojan.
B) Backdoor e Bot.
C) Vírus e Adware.
D) Spyware e Keylogger.
E) Rootkit e virus.
CONCLUSÃO: quem errou acertou.