SóProvas


ID
5277343
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre lesões e morte por armas brancas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • por que???

  • GABARITO (A), uma vez que se pede a assertiva INCORRETA.

    Ao abordarmos o tema, vale ressaltar o conceito do instrumento perfuro-cortante: é o instrumento que perfura por possuir ponta e corta por ter gume, uma borda aguçada. Cumpre salientar que os instrumentos perfuro-cortantes, poderão ser de 1 gume, 2 gumes, 3 gumes e até 4 gumes.

    Ex: 1 gume: faca, 2 gumes: punhal, 3 gumes: lima de serralheiro, 4 gumes: estrela ninja.

    Destarte, a diferenciação de uma lesão produzida por um instrumento de um gume ou de dois gumes, não será tão simples assim. Ainda vale destacar, o ângulo de incidência que mudará a forma da lesão. Pois o instrumento pode ter apenas um gume, entretanto, ao penetrar na vítima de forma inclinada gerará uma lesão com dois ângulos agudos, que no caso, visivelmente é uma lesão produzida por um instrumento de dois gumes, mas nesse caso não.

    Portanto, os instrumentos quando ingressão no corpo da vítima, não de forma perpendicular formando ângulo de 90°, mas sim ingressão de forma oblíqua, ou seja, formando ângulos menores do que 90°, sendo inseridos de forma inclinada, um ângulo agudo será formado pelo gume do instrumento, e o outro ângulo agudo, será formado pela inclinação do instrumento formando dois ângulos agudos. Estaremos diante de uma lesão produzida por um instrumento de apenas um gume.

  • Porque os instrumentos PERFUROCORTANTES de 1 ou 2 gumes, podem tomar forma de figuras quadriláteras, triangulares, etc. Pois, pela LEI DE FILHÓS E LANGER (PARALELISMO, ELASTICIDADE e SEMELHANÇA), onde há cruzamento de fibras a ferida toma o aspecto de figura geométrica. Por isso - formas bisonhas - será difícil de o perito dizer se são lesões perfurocortantes produzidas por 1 gume afiado (faca) ou 2 gumes afiados (puhal). Pois em regra, as lesões causadas por instrumentos de 1 gume têm aspecto de uma casa de botão; as de 2 gumes deixam fendas de bordas simétricas unidas nas extremidades por ângulos agudos.

  • GAB: A

    A) Na prática pericial médico-legal, via de regra, é simples a diferenciação entre feridas produzidas por instrumentos perfurocortantes de um ou dois gumes.

    • Não é tão simples aqui, a forma com que o instrumento é perfurado no corpo pode gerar lesões semelhantes.

    lesões perfurocortantes

    • são provocadas por instrumentos de ponta e gume, atuando por um mecanismo misto: penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima. Agem, portanto, por pressão e por secção. Há os de um só gume (faca-peixeira, canivete, espada), os de dois gumes (punhal, faca “vazada”) e os de três gumes ou triangulares (lima). FRANÇA, Genival Veloso
    • Pode, também, acontecer de armas relativamente pequenas, de lâminas curtas, produzirem trajetos grandes, por compressão e depressão da parede abdominal pela violência do golpe, determinando as chamadas lesões em acordeão/sanfona de Lacassagne.

    Os instrumentos perfuro – cortantes podem ser de 1, 2, 3 ou 4 gumes. Eles geram uma lesão perfuroincisa ou perfurocortante (França prefere assim)

    Obs.:

    • 1 gume – Faca – lesão com 1 ângulo agudo;
    • 2 gumes- punhal – lesão com 2 ângulos agudos;
    • 3 gumes – lima de serralheiro – lesão com 3 ângulos agudos;
    • 4 gumes – estrela ninja – lesão com 4 ângulos agudos

    ‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵

    B, C e E já foram explicadas pelos colegas

    ‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵‿︵

    D) O conhecimento da morfologia das lesões e das leis de Filhos e Langer é importante para o diagnóstico de ferimentos produzidos por instrumentos perfurantes de médio calibre.

    Filhos tem duas leis:

    • Primeira lei de filhos (lei da semelhança) - solução de continuidade dessa ferida assemelha-se às de instrumentos de dois gumes, possuindo aspecto de casa de botão.
    • Segunda lei de filhos (lei do paralelismo) - quando essas feridas ocorrem em um local em que as linhas de força têm sentido único, seu maior eixo apresentará a mesma direção. Assim, as lesões de médio calibre obedecem ao sentido das forças das fibras elásticas da pele.
    • Lei de Langer - a ação de um instrumento de médio calibre em regiões que as fibras estão aglomeradas na pele, podem apresentar formas irregulares (forma de “v"). Assim, onde existir linhas de forças diferentes, a lesão pode ter aspecto de seta, triângulo e até quadrilátero.
    • Afinal, qual é a importância disso para a medicina legal? Diferenciar as lesões produzidas por instrumento perfurante de médio calibre das lesões produzidas por instrumentos cortantes.