SóProvas


ID
5277628
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em gêneros textuais & ensino (in: Dionísio, Machado, Bezerra orgs., 2005), Marcuschi apresenta a distinção entre gênero e tipo textual. De acordo com o autor, a esse respeito é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab. E)

    A) usamos a expressão gênero textual para designar uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Exemplo: descrição.

    A descrição é um tipo textual e não um gênero textual.

    Os tipos textuais mais conhecidos são: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

    B) empregamos a expressão tipo textual como noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que utilizamos diariamente e que apresentam características sociocomunicativas específicas, como os rótulos e os bilhetes.

    Tipo textual é um conceito que se refere às estruturas linguísticas dos textos, ou seja, define a predominância de expressões e estruturas sintáticas presentes, os elementos que caracterizam e permanecem em cada tipo, além de indicar o objetivo comunicativo de cada um.

    C) os gêneros textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias e entre elas está a narração, a argumentação, a exposição e a injunção; além disso, apresentam traços que formam uma sequência, e não um texto.

    Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

    Os tipos textuais mais conhecidos são: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo.

    D) os gêneros textuais se caracterizam como formas estruturais estáticas e definidas uma vez por todas; por exemplos, a narrativa, o poema, a descrição e a receita apresentam características específicas, predeterminadas e estáveis.

    Os gêneros textuais são fluidos e mutáveis, sempre se adequando às novas necessidades sociais, entretanto, todos eles obedecem às regras de natureza linguística e textual que se apresentam em todos os gêneros, ou seja, os tipos textuais são aplicados na construção e modificação dos gêneros textuais.

    E) a comunicação verbal só é possível por algum gênero textual e os gêneros textuais são inúmeros, sendo que alguns exemplos de gêneros textuais são: telefonema, carta pessoal, romance, horóscopo e reportagem jornalística.

    fonte: https://www.portugues.com.br/redacao/generostextuais.html

  • PROFESSOR: GÊNEROS TEMOS INFINITIOS. TIPOS TEXTUAIS SÃO FINITOS

  • Eu ia marcar a E, mas quando li ''só é possível'' achei que fosse pegadinha.. E não me atentei pro fato de DESCRIÇÃO ser um tipo textual e não um gênero.