✅Gabarito(B)
CRC (Classe, Responsabilidade e Colaboração) é uma técnica de modelagem proposta por Kent Back e Ward Cunningghan, em 1989. A princípio, esta técnica era vista como uma ferramenta de auxílio na aprendizagem do paradigma orientado a objetos, mas, devido a sua simplicidade e rapidez na identificação de classes, se popularizou entre estudantes e praticantes de Orientação a Objetos e UML.
Classe - estrutura, ou abstração, na qual podemos reunir membros e comportamentos. Elas servem de “modelo” para criar objetos, que são únicos.
Responsabilidade - representa as obrigações esperadas da classe para o sistema em questão, ou seja, é aquilo que a classe conhece ou faz. Logo, existem dois tipos de responsabilidades:
- que fornece informações (conhece)
- que realiza alguma ação (faz)
Colaboração - responsabilidade de uma classe colaboradora. Se um objeto tem uma responsabilidade a qual não pode cumprir sozinho, ele deve requisitar colaborações de outros objetos.
Objetos possuem responsabilidades que podem ser de conhecimento ou realizações. Às vezes, para realizar estas responsabilidades, um objeto necessita colaborar com outros objetos do sistema. A colaboração pode ser entendida como a associação entre as classes e as responsabilidades estão contidas na ideia de atributos e métodos.
Fonte: https://www.inf.ufpr.br/silvia/ES/requisitos/pdf/CRCAl.pdf
https://www.antonialucianapires.dev/posts/crc-classe-acoplamento-colaboracao