A violência, no Brasil, é um fenômeno sócio- cultural. Portanto, de caráter estrutural. E, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) , em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, criou o portal “Atlas da Violência", que é publicado anualmente. Ele visa retratar o quadro da violência no Brasil, principalmente utilizando dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM).
Apesar do nome, o Atlas da Violência contém poucos mapas a nível estadual, mas fornece dados que permitem elaborar mapas muito mais precisos, na escala municipal. A consulta do Atlas é uma forma acessível de se obter os dados necessários ao conhecimento do tema.
De forma geral tem-se percebido um aumento da violência no país, que não mais está concentrada apenas nas grandes cidades. Violentos conflitos fundiários se espalham ao longo da fronteira amazônica (que é também a principal região de trabalho escravo) e no Nordeste (onde as guerras de gangues se desenrolam). E, se em 2017 2017 foram registradas 9.799 mortes como “mortes violentas por causa indeterminada" (MVCI), em 2019, o primeiro ano do mandato de Jair Bolsonaro, este número subiu para 16.648, um aumento de 69,9%. A porcentagem de MVCI no total de mortes violentas aumentou de 6,2% para 11,7% entre 2017 e 2019, um aumento de 88,8%.
O que se entende, então, por “geografia da violência". Ela é a territorialização, a formação do território da violência, o que implica em realimentar a violência pela via da inércia espacial e pelo papel do espaço no processo social.
A questão proposta demanda que seja assinalada a relação entre as características populacionais do espaço urbano e a geografia da violência:
A) INCORRETA- Esta afirmativa apresenta uma conclusão que pode ser considerada preconceituosa por associar a violência unicamente ao espaço da periferia das grandes cidades
B) INCORRETA- A afirmativa pode ser entendida como contraditória por apresentar a ideia de que há um “padrão espacial nos tipos de crimes evidenciados nas cidades brasileiras, que independe da localização" . E a relação pedida não é estabelecida.
C) INCORRETA- A afirmativa relaciona a violência com padrões étnicos e não de ocupação do espaço urbano.
D) CORRETA- A afirmativa é correta ao associar a violência ao espaço e às características étnicas e sociais dos que ocupam esse espaço.
E) INCORRETA- A violência não está diretamente ligada à espaços de poder aquisitivo maior e melhor ocupação do espaço.
Gabarito do Professor: D