SóProvas


ID
5289952
Banca
FUNDATEC
Órgão
GHC-RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre as atribuições do técnico de enfermagem, está a administração de medicamentos e, para que essa técnica seja realizada de forma segura para o paciente, o técnico deve ter conhecimento e habilidade para reconhecer os fármacos que lhe são solicitados através de uma prescrição médica. Sendo assim, relacione a Coluna 1 com a Coluna 2.

Coluna 1
1. Noradrenalina.
2. Nitroprussiato de sódio.
3. Nitroglicerina.
4. Esmolol.
5. Dobutamina.

Coluna 2
( ) É um fármaco da classe dos betabloqueadores utilizado no tratamento de várias doenças do sistema cardiovascular, especialmente taquicardia supraventricular aguda e crise aguda hipertensiva.
( ) É um potente vasodilatador de administração parenteral com ação rápida e de curta duração, sendo bastante eficaz em emergências hipertensivas e no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca aguda descompensada.
( ) Medicamento de uso injetável é indicado para o tratamento de insuficiência cardíaca, uma vez que age aumentando a força das contrações cardíacas, melhorando assim o fluxo sanguíneo no coração.
( ) É indicado para o tratamento de hipertensão perioperatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à nitroglicerina sublingual e betabloqueadores e para indução de hipotensão intraoperatória.
( ) É um hormônio e um neurotransmissor do sistema nervoso simpático. Ela é produzida na medula da glândula suprarrenal, sendo liberada diretamente na corrente sanguínea

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • 1. Noradrenalina =  É um hormônio e um neurotransmissor do sistema nervoso simpático. Ela é produzida na medula da glândula suprarrenal, sendo liberada diretamente na corrente sanguínea.

    2. Nitroprussiato de sódio =  É um potente vasodilatador de administração parenteral com ação rápida e de curta duração, sendo bastante eficaz em emergências hipertensivas e no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca aguda descompensada.

    3. Dobutamina =  Medicamento de uso injetável é indicado para o tratamento de insuficiência cardíaca, uma vez que age aumentando a força das contrações cardíacas, melhorando assim o fluxo sanguíneo no coração.

    4. Nitroglicerina.=  É indicado para o tratamento de hipertensão perioperatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à nitroglicerina sublingual e betabloqueadores e para indução de hipotensão intraoperatória.

    5. Esmolol = É um fármaco da classe dos betabloqueadores utilizado no tratamento de várias doenças do sistema cardiovascular, especialmente taquicardia supraventricular aguda e crise aguda hipertensiva.