SóProvas


ID
5290879
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A cavidade oral é a porta de entrada do sistema digestório, onde ocorre a mastigação e se inicia a digestão. Ela comunica sistemas digestório e respiratório com o meio externo, participa da geração de sons da fala e modifica características da ressonância do trato vocal. O conhecimento da sua anatomia é fundamental para a compreensão do funcionamento do sistema estomatognático e para a realização dos procedimentos odontológicos.

Sobre a anatomia, julgue os itens e assinale VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):

( )As bochechas são constituídas por quatro camadas: pele; tecido subcutâneo; músculo, representado pelo músculo bucinador e submucosa, onde estão vasos sanguíneos, menos calibrosos que nos lábios, e glândulas salivares menores, em menor quantidade que nos lábios.
( )Os lábios são constituídos por cinco camadas: pele onde há glândulas sebáceas e sudoríparas;tecido subcutâneo, onde há tecido adiposo e fáscia esparsa; músculo, representado pelo músculo orbicular da boca; submucosa, onde estão vasos sanguíneos e glândulas salivares menores e mucosa, denominada mucosa labial.
( )A língua é inervada por três nervos, com a seguinte distribuição: Inervação sensitiva geral do corpo lingual: nervo lingual, ramo do nervo trigêmeo, inervação sensitiva gustatória do corpo lingual: nervo corda do tímpano, ramo do nervo facial e inervação sensitiva geral e gustatória da raiz lingual: nervos glossofaríngeo e vago.

A sequência CORRETA É:

Alternativas
Comentários
  • Os lábios possuem 5 camadas, pele, tela subcutânea, muscular, mucosa e mucosa labial, a bochecha possui as mesmas camadas

    A língua é inervada motoramente pelo nervo hipoglosso ( XII par craniano que inerva todos os músculos da língua exceto o palatoglosso, pois é inervado pelo nervo nervo vago), 2/3 anteriores são inervados pelo lingual e corda do tímpano, já 1/3 posterior pelo glossofaríngeo.

  • o erro do item 3 diz respeito apenas ao nervo VAGO. Pois esse não participa de inervação sensorial, mas contribui para a inervação MOTORA da língua, juntamente com o nervo HIPOGLOSSO. Todo o restante do item 3 está correto. O erro do item I está em afirmar que os vasos sanguíneo da bochecha são Menos calibrosos que os vasos do lábios. Se lembrarmos da irrigação da face, temos que as artérias labiais inferiores e superiores são menos calibrosas que a artéria bucal, que cruza o bucinador.