-
Os vírus, que podem ser de boot, de script e de macro, não são autônomos. Em outras palavras, precisam ser "ativados" pelo usuário para que possam se replicar e infectar outros arquivos.
-
GABARITO: A
O vírus se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina do usuário. Aliás, o maior objetivo do vírus é contaminar o maior número possível de programas de maneira que consiga comprometer o outros sistemas. O vírus depende da execução do programa infectado ou do arquivo que o hospeda para que ele se torne ativo e de início a contaminação. Isso quer dizer que os vírus não são autossuficientes, eles necessitam da execução de um hospedeiro para que consiga se propagar pelas redes enviando cópias de si mesmo.
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
-
Importante saber:
O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.
capaz de enviar cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos--> virus
programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador-->Worm
-
GABARITO: A
As duas são verdadeiras e a segunda é a justificativa correta da primeira. → Dica: Colocar a conjunção "pois" entre I e II e verificar se a segunda justifica a primeira.
.
Comparando a questão com a cartilha do Cert:
"Um vírus se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas. ( 1 ) Se um usuário receber um arquivo com vírus e não executar o arquivo, seu computador não será contaminado, POIS, para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro." ( 2 )
- Cartilha CERT: "Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos."
- Cartilha CERT: "Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado."
Para saber mais, acesse: cartilha.cert.br
Lembrando que a regra é que o vírus precisa ser executado. Se você não clicar no arquivo ele fica lá parado, quietinho. A exceção é o vírus de script, que é autoexecutável.
.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
-
E as exceções???? Nem todos os vírus precisam ser executáveis. A questão foi genérica como se abrange-se todas as formas, logo deveriam ser falsas, não?
-
Achava que quem se propagava inserindo cópias de si mesmo era o Worm (verme)
-
O vírus é executável, ou seja, é necessário que seja executado para que então contamine o computador.
-
I Um vírus se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Se um usuário receber um arquivo com vírus e não executar o arquivo, seu computador não será contaminado.
Acredito que haja recurso, pois o computador estará com o vírus de forma inativa o que é uma contaminação. Lembro de ver um vídeo que comparava com a AIDS onde a pessoa pode esta contaminada sem os sintomas pois ele ainda esta inativo.
-
VÍRUS programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
CAVALO DE TROIA (TROJAN) programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário
RANSOMWARE programa que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário;
BACKDOOR programa que permite o retorno de um invasor a um equipamento comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim ;
WORM programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento;
BOT programa similar ao worm e que possui mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja remotamente controlado;
RAT (REMOTE ACCESS TROJAN) ou trojan de acesso remoto, é um programa que combina as características de trojan e de backdoor, já que permite ao atacante acessar o equipamento remotamente e executar ações como se fosse o usuário;
ZUMBI é como também é chamado um equipamento infectado por um bot, pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do seu dono;
BOTNET é uma rede formada por centenas ou milhares de equipamentos zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots;
SPYWARE programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros;
KEYLOGGER é um tipo de spyware capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do equipamento;
SCREENLOGGER é um tipo de spyware, similar ao keylogger, usado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking;
ADWARE é um tipo de spyware projetado especificamente para apresentar propagandas;
ROOTKIT conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um equipamento comprometido
Phishing é o crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito. Como em uma verdadeira pescaria, há mais de uma maneira fisgar uma vítima, mas uma tática de phishing é a mais comum. As vítimas recebem um e-mail ou uma mensagem de texto que imita (ou “”) uma pessoa ou organização em que confiam, como um colega de trabalho, um banco ou um órgão governamental.
https://cartilha.cert.br/fasciculos/codigos-maliciosos/fasciculo-codigos-maliciosos.pdf
-
GABARITO A
Segue uma musiquinha para melhor memorização...
♪ ♫ ♩ ♫
...o WORM é um verme auto-replicante,
nem carece de hospedeiro e ataca num instante;
já o VÍRUS apresenta uma função basilar,
necessita de hospedeiro pra poder se propagar... ♪ ♫ ♩ ♫
-
Em Segurança da Informação, os ataques e ameaças poderão comprometer a privacidade do usuário do computador.
Uma das ameaças mais populares é o vírus de computador.
Um código malicioso que infecta arquivos com seu código, e se propaga para outros arquivos quando um item infectado é executado. Se um arquivo com vírus de computador não é executado, o código malicioso não é ativado.
O arquivo infectado por vírus é um hospedeiro. Assim como os vírus biológicos, se o arquivo infectado é eliminado ou desinfectado, o código malicioso é apagado.
A letra A está correta.
As duas afirmações apresentadas no enunciado da questão são verdadeiras, e a segunda é justificativa correta da primeira afirmação.
A letra B está errada. A segunda afirmação também é verdadeira.
A letra C está errada. As duas afirmações são verdadeiras.
A letra D está errada. A segunda afirmação é justificativa correta da primeira.
A letra E está errada. As duas afirmações são verdadeiras.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
Gab A. Acrescente uma conjunção explicativa e conseguirá assimilar nelhor.
O vírus propaga-se pela rede inserindo cópias de si mesmo, entretanto, ele precisar ser executável, diferente do worm.
Virus - é um vampiro
Worm - é um Gremilin
-
só eu que vir três proposições a serem julgadas?1?!
-
E o vírus time bomb? rsrsrsrs
Como a Quadrix é bem genérica e polemica, já interpretei que seja um programa baixado ou arquivo recebido por e-mail que ainda não tenha sido executado.
Os vírus do tipo "bomba-relógio" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido.
-
Em regra o vírus é executável
MAS existem exceções, são dois tipos de vírus que conseguir reproduzir automaticamente
- SCRIPT ( e executado automaticamente dependendo da configuração do navegador ou programa de e-mail);
- TIME BOMB/ BOMBA RELOGIO (e executado automaticamente agem apenas em datas ou momentos determinados)
vlw Marcos Márcio