SóProvas


ID
5294581
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-TO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto à ética e à responsabilidade social, julgue o item.

A doutrina da responsabilidade social, defendida pelo economista Milton Friedman, estabeleceu dois princípios da responsabilidade social corporativa: a caridade e o zelo.

Alternativas
Comentários
  • "Milton Friedman afirmou repetidas vezes que a única responsabilidade social das empresas é a maximização do lucro. Recordá-lo nos tempos que correm em nada contribui para melhorar a sua já muito abalada reputação."

    "Milton Friedman é um defensor da liberdade econômica individual e da democracia. ... Defendeu um governo limitado, que garante estabilidade monetária, liberdades econômicas, estado de direito e direito de propriedade."

    "Friedman defendia que, no longo prazo, um aumento na oferta de moeda fazia os preços mudarem de patamar, sem o equivalente aumento na produção. Portanto, a política monetária (juros) deveria ter o mesmo rigor da política fiscal (gastos do governo)."

    "Ao longo de toda a sua vida, Milton Friedman defendeu posições políticas modernas e progressistas. Foi a favor dos vouchers escolares, da descriminalização das drogas recreativas e do fim do controle de preços. Ganhou o prêmio Nobel de economia em 1976."

  • Doutrina da responsabilidade social A primeira doutrina é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular. O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade, utilizam seus recursos e afetam sua qualidade de vida. Um dos principais representantes dessa corrente é Andrew Carnegie, fundador da US Stell, que, em 1899, nos Estados Unidos, publicou “O evangelho da riqueza”, onde estabeleceu dois princípios para a responsabilidade social corporativa, que são a caridade e o zelo. (MAXIMIANO, 2006) No princípio da caridade, os indivíduos mais afortunados da sociedade devem cuidar dos menos afortunados, compreendendo os desempregados, doentes, pobres, pessoas com deficiências físicas. Podem ser auxiliadas também por igrejas, associações de caridade ou movimentos de auxílio. A obrigação é do indivíduo e não da empresa. Já o princípio do zelo, derivado da Bíblia, estabelece que as empresas e indivíduos ricos devam enxergar-se como depositários de sua propriedade. O papel da empresa é também aumentar a riqueza da sociedade, por meio de investimentos prudentes e uso cauteloso de seus recursos. https://administradores.com.br/artigos/como-uma-pme-descobriu-a-importancia-da-responsabilidade-social-o-caso-da-nordife-materiais-eletricos-ltda-em
  • Gabarito: ERRADO

    (Para os não assinantes.)

  • O erro está em afirmar que essa doutrina foi defendida por Friedman. O autor da doutrina da responsabilidade social foi Andrew Carnegie.

  • Quando cai essas doutrinas de ética, é só segurar na mão de Deus e ir...

  • O erro está em afirmar que essa doutrina foi defendida por Friedman. O autor da doutrina da responsabilidade social foi Andrew Carnegie.

    Andrew Carnegie: O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade, utilizam seus recursos e afetam sua qualidade de vida.

    1. Princípio da CARIDADE → os indivíduos mais afortunados da sociedade devem cuidar dos menos afortunados, compreendendo os desempregados, doentes, pobres, pessoas com deficiências físicas. Podem ser auxiliadas também por igrejas, associações de caridade ou movimentos de auxílio. A obrigação é do indivíduo e não da empresa;
    2. Princípio do ZELO → estabelece que as empresas e indivíduos ricos devam enxergar-se como depositários de sua propriedade. O papel da empresa é também aumentar a riqueza da sociedade, por meio de investimentos prudentes e uso cauteloso de seus recursos.

  • Pelo amor de Deus!!!! Só uma banca dessa pra cobrar nome de autor ...pqp... Examinador fumando maconha na hora de formular essa questões ..

  • kkkkkkkkkk, pelo amor de Deus

  • Milton Friedman: não existe almoço grátis!

    A frase “não existe almoço grátis” embora de autoria incerta, foi popularizada por Milton Friedman, economista americano, ganhador do Prêmio Nobel por suas significativas contribuições em diversos ramos da Teoria Econômica.

    Fonte: https://www.direitoprofissional.com/nao-existe-almoco-gratis-e-analise-economica-do-direito/

  • Milton Friedman: não existe almoço grátis!

    Gabarito: Errado

  • doutrina friedman: o povo que se lasque. Onde houver caridade não haverá friedman

  • O economista americano Milton Friedman (1912-2006) tornou-se o principal representante da Escola de Chicago durante a última metade do século XX. Em 1976, recebeu o Prêmio Nobel por suas significativas contribuições em vários ramos da teoria econômica.

    Sua doutrina exaltava as virtudes de um sistema econômico de livre mercado com intervenção mínima do Estado. Defendia políticas sobre taxas de câmbio flutuantes, a abolição da licença médica, um imposto de renda negativo e privatização da seguridade social.

    Sendo assim, o item está errado, visto que o foco do economista não eram as questões relacionadas à responsabilidade social corporativa.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • errada

    Milton Friedman

    • Exaltava as virtudes de um sistema econômico de livre mercado com intervenção mínima do Estado.
    • Defendia políticas sobre taxas de câmbio flutuantes, a abolição da licença médica, um imposto de renda negativo e privatização da seguridade social.

    Andrew Carnegie - Princípio da responsabilidade social: as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade, utilizam seus recursos e afetam sua qualidade de vida.

    • Princípio da CARIDADE → os indivíduos mais afortunados da sociedade devem cuidar dos menos afortunados, compreendendo os desempregados, doentes, pobres, pessoas com deficiências físicas. Podem ser auxiliadas também por igrejas, associações de caridade ou movimentos de auxílio. A obrigação é do indivíduo e não da empresa;
    • Princípio do ZELO → estabelece que as empresas e indivíduos ricos devam enxergar-se como depositários de sua propriedade. O papel da empresa é também aumentar a riqueza da sociedade, por meio de investimentos prudentes e uso cauteloso de seus recursos.