SóProvas


ID
5294911
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Nova Itaberaba - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo CARVALHO, tratando-se de Educação Especial, a remoção de barreiras tem sido considerada sob o enfoque da acessibilidade física, com ênfase nas barreiras arquitetônicas ambientais que, na escola, ou para se chegar a ela, manifestam-se como:

I. Insuficiência ou inexistência de meios de transportes adaptados.
II. Falta de esteiras rolantes, rampas ou elevadores que facilitem a entrada na escola e, nela, o acesso aos andares que possua.
III. Falta ou inadequação de sinalização informativa e indicativa direcional.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens estão corretos

     As barreiras que a acessibilidade precisa transpor são variadas, e hoje vamos falar dos três principais grupos: as arquitetônicas, as comunicacionais e as atitudinais.

    Podemos considerar que as barreiras arquitetônicas são naturais, ambientais ou resultantes de iniciativas urbanísticas que impedem a acessibilidade de pessoas que necessitam circular livremente no meio urbano e principalmente nos edifícios públicos. O conceito de acessibilidade deve ser respeitado em todas as áreas da sociedade, e a eliminação das barreiras arquitetônicas deve ser um compromisso de arquitetos, profissionais e autoridades responsáveis pela melhoria da qualidade de vida e bem-estar do povo. As pessoas com alguma limitação ou deficiência devem ter liberdade de ir e vir.