SóProvas


ID
5296297
Banca
NC-UFPR
Órgão
CBM-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Exército da época tinha grande proporção de negros e mulatos entre as praças. Como não havia serviço militar obrigatório, as praças eram recrutadas quase à força entre a população pobre das cidades e do campo. Esta população era, em sua maioria, não branca.


(CARVALHO, José Murilo de. Pontos e bordados – Escritos de história e de política. Belo Horizonte: UFMG, 1998. p. 340. Adaptado.)


O mecanismo de recrutamento vigente no final do século XIX conferiu ao Exército uma composição que foi importante para apoiar a:

Alternativas
Comentários
  • Podemos citar o exemplo da guerra do Paraguai (1864-1870), onde os negros escravos lutaram juntos ao exercito brasileiro e foram vitoriosos, anos depois em 1888 houve a lei Aurea, tornando o fim da escravidão.

    Fonte: Meus resumos.

  • O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética. No Brasil, o positivismo influenciou fortemente os militares e políticos ligados ao marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que em 1889 depôs o imperador Dom Pedro II e tornou-se o primeiro presidente do Brasil, implantando uma tentativa de se fazer uma política baseada no positivismo
  • "Esta população era, em sua maioria, não branca."

  • Devido ao recrutamento, e a possibilidade desses negros ganharem a sua liberdade após a guerra, muitos agarravam a oportunidade. Porém, ao voltarem para casa, viam que seus familiares e boa parte da população encontravam-se no mesmo estado que eles outrora tinham.

    Com o aumento do efetivo de soldados ex-escravos, esse sentimento foi tomando parte da tropa, e cada vez mais a pressão para a abolição foi tomando força, até que em 1888 (não por uma atitude boazinha do governo, mas debaixo de muita pressão), a Lei Áurea é assinada.