SóProvas


ID
5296300
Banca
NC-UFPR
Órgão
CBM-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O Coronelismo é um sistema de reciprocidade: de um lado os chefes municipais e os coronéis, que conduzem os eleitores como quem toca tropa de burros; de outro lado, a situação política dominante no Estado, que dispõe do erário, dos empregos, dos favores e da força policial”.


(LEAL, Vitor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. 5. ed. São Paulo: Alfa-Ômega, 1986. p. 43.)


Analisando as características do federalismo implantado durante a Primeira República (1889-1930), o autor define o Coronelismo como um sistema político que expressou: 

Alternativas
Comentários
  • Gab : B

    Coronelismo é uma prática na política brasileira, um comportamento social e político prejudicial e recorrente. Se caracteriza pelo controle da política por um pequeno grupo de privilegiados que definem os rumos políticos de uma cidade ou região, utilizando-se muitas vezes de meios ilegais.

    Logo concluimos que, o setor público era fortalecido pela politica de controle da população diante das urnas.

  • QUESTÃO SEM NEXO MANÉ

  • Talvez seja necessário um prévio conhecimento da obra para resolver a questão.

  • qual erro da E ?

  • Poder público: constituíto pelos governadores e presidente.

    Poder privado: as "indústrias", comércios e tudo que não era público, como as próprias fazendas dos Coronéis.

    Com a política do Coronelismo, eles beneficiavam o poder público em "detrimento próprio" com muitas aspas, visto que eles obtinham inúmeros favores e benefícios com essa prática, dos poderes públicos.