-
gaba ERRADO.
o OFÍCIO deve ser utilizado para o emprego de uma comunicação por parte do poder público. Contendo uma INTRODUÇÃO, sendo preferível que se inicie por:
___________________________
canal no telegram com questões gratuitas → https://t.me/aplovado
pertencelemos!
-
É na Introdução que se apresenta o OBJETIVO da comunicação.
-
"cujo conteúdo fosse a apresentação de bibliografia sobre o encarceramento feminino."
Quem faz isso é o segundo parágrafo, não o primeiro.
-
Notei também traços argumentativos(subjetivos), que acabam dando um aspecto de opinião, o que não é aceito em redações oficiais, as quais devem ser totalmente impessoais.
-
Gab. ERRADO.
o OFÍCIO deve ser utilizado para o emprego de uma comunicação por parte do poder público. Contendo uma INTRODUÇÃO, é preferível que se inicie por:
Sigam @policiasfederaisbr dicas de estudo, questões comentadas, conteúdo motivacional etc.
-
Um dos atributos das redações oficiais é a impessoalidade, ou seja, o texto deve ser objetivo, porém o primeiro parágrafo do texto é do tipo dissertativo-argumentativo, que tem como característica a subjetividade, o autor expressa sua opinião.
-
Esta questão exige
do candidato conhecimento referente à estrutura da introdução do documento no padrão ofício.
De acordo com o que estabelece o Manual de Redação, na introdução do texto do documento do tipo ofício, nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, deve ser apresentado o objetivo da comunicação. Já quando o texto for para encaminhamento de documentos, deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Ao contrário da orientação do referido manual, o primeiro parágrafo não segue nenhuma das duas orientações. Além disso, podemos observar que ele é argumentativo, pois apresenta uma ideia inicial (1º período), a discussão da ideia (2º período) e o fechamento/conclusão dela (3º período). Ou seja, não poderia ser utilizado como introdução de ofício, uma vez que não atende à estrutura e também infringe ao atributo da impessoalidade. Portanto, constatamos que este item é incorreto.
Gabarito do Professor: ERRADO
.
-
ERRADO.
Na INTRODUÇÃO de um ofício, precisa ser apresentado o objetivo da comunicação.
Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico.
-
►O primeiro parágrafo do texto poderia ser corretamente utilizado como introdução de ofício cujo conteúdo fosse a apresentação de bibliografia sobre o encarceramento feminino.
►“1º PD - O número inferior de mulheres criminosas e a desconsideração do feminino 2º PD - fizeram com que há muito a criminalidade feminina fosse incorporada aos estudos da criminalidade masculina, processo este que 3º PD - resultou em total desprezo pelas poucas pesquisas acerca das mulheres em situação de encarceramento.”
Em consonância com aquilo que precisa o MR. na inserção/introdução do texto do documento do tipo ofício, nos casos em que não usarão para endereçamento de documentos, será apresentado o objetivo da comunicação. Ao passo que quando o texto for para endereçamento de doc’s., deverão iniciar com referência ao expediente o qual solicitou o endereçamento. Contrariamente à referência do MR. o 1º§ deste não segue esta referência. Ademais a característica aplicada a este texto é argumentativa, já que apresenta essa ideia no 1º PD. A discussão no 2ºPD e o fechamento no no 3ºPD.
Acrescentando a isto: nota-se, e é mais adequado, na introdução do ofício, que nós o comecemos com as palavras: informo, solicito, comunico.
-
gaba ERRADO.
o OFÍCIO deve ser utilizado para o emprego de uma comunicação por parte do poder público. Contendo uma INTRODUÇÃO, sendo preferível que se inicie por:
-
Na introdução é descrito o objetivo da comunicação.
5.1.6 Texto do documento
Padronização de estrutura:
I – nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos:
a) introdução: em que é apresentado o objetivo da comunicação. Evite o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que. Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico;
b) desenvolvimento: em que o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;
c) conclusão: em que é afirmada a posição sobre o assunto
E