SóProvas


ID
5298484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Texto CB1A1-I 


    O número inferior de mulheres criminosas e a desconsideração do feminino fizeram com que há muito a criminalidade feminina fosse incorporada aos estudos da criminalidade masculina, processo este que resultou em total desprezo pelas poucas pesquisas acerca das mulheres em situação de encarceramento. Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte. 

    O livro Mulheres na Prisão: um estudo qualititativo, escrito por três pesquisadoras, faz uma imersão corajosa nos submundos das prisões femininas e provoca nosso olhar para as mazelas da vida na prisão, em que o gênero é marcador central da realidade sombria a que estão submetidas as mulheres presas. No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere. Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão. 


Naiara C. Silva. Mulheres na prisão: uma imersão aos submundos do encarceramento feminino. In: Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. (com adaptações).

Considerando o texto CB1A1-I e a redação oficial, nos termos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.

O primeiro parágrafo do texto poderia ser corretamente utilizado como introdução de ofício cujo conteúdo fosse a apresentação de bibliografia sobre o encarceramento feminino.

Alternativas
Comentários
  • gaba ERRADO.

    o OFÍCIO deve ser utilizado para o emprego de uma comunicação por parte do poder público. Contendo uma INTRODUÇÃO, sendo preferível que se inicie por:

    • informo
    • solicito
    • comunico

    ___________________________

    canal no telegram com questões gratuitas → https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • É na Introdução que se apresenta o OBJETIVO da comunicação.

  • "cujo conteúdo fosse a apresentação de bibliografia sobre o encarceramento feminino."

    Quem faz isso é o segundo parágrafo, não o primeiro.

  • Notei também traços argumentativos(subjetivos), que acabam dando um aspecto de opinião, o que não é aceito em redações oficiais, as quais devem ser totalmente impessoais.

  • Gab. ERRADO.

    o OFÍCIO deve ser utilizado para o emprego de uma comunicação por parte do poder público. Contendo uma INTRODUÇÃO, é preferível que se inicie por:

    • informo
    • solicito
    • comunico

    Sigam @policiasfederaisbr dicas de estudo, questões comentadas, conteúdo motivacional etc.

  • Um dos atributos das redações oficiais é a impessoalidade, ou seja, o texto deve ser objetivo, porém o primeiro parágrafo do texto é do tipo dissertativo-argumentativo, que tem como característica a subjetividade, o autor expressa sua opinião. 

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à estrutura da introdução do documento no padrão ofício.
    De acordo com o que estabelece o Manual de Redação, na introdução do texto do documento do tipo ofício, nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, deve ser apresentado o objetivo da comunicação. Já quando o texto for  para encaminhamento de documentos, deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. 
    Ao contrário da orientação do referido manual, o primeiro parágrafo não segue nenhuma das duas orientações. Além disso, podemos observar que ele é argumentativo, pois apresenta uma ideia inicial (1º período), a discussão da ideia (2º período) e o fechamento/conclusão dela (3º período). Ou seja, não poderia ser utilizado como introdução de ofício, uma vez que não atende à estrutura e também infringe ao atributo da impessoalidade. Portanto, constatamos que este item é incorreto.
    Gabarito do Professor: ERRADO .


  • ERRADO.

    Na INTRODUÇÃO de um ofício, precisa ser apresentado o objetivo da comunicação.

    Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico.

  • O primeiro parágrafo do texto poderia ser corretamente utilizado como introdução de ofício cujo conteúdo fosse a apresentação de bibliografia sobre o encarceramento feminino.

    “1º PD - O número inferior de mulheres criminosas e a desconsideração do feminino 2º PD - fizeram com que há muito a criminalidade feminina fosse incorporada aos estudos da criminalidade masculina, processo este que 3º PD - resultou em total desprezo pelas poucas pesquisas acerca das mulheres em situação de encarceramento.”

    Em consonância com aquilo que precisa o MR. na inserção/introdução do texto do documento do tipo ofício, nos casos em que não usarão para endereçamento de documentos, será apresentado o objetivo da comunicação. Ao passo que quando o texto for para endereçamento de doc’s., deverão iniciar com referência ao expediente o qual solicitou o endereçamento. Contrariamente à referência do MR. o 1º§ deste não segue esta referência. Ademais a característica aplicada a este texto é argumentativa, já que apresenta essa ideia no 1º PD. A discussão no 2ºPD  e o fechamento no no 3ºPD.

    Acrescentando a isto: nota-se, e é mais adequado, na introdução do ofício, que nós o comecemos com as palavras: informo, solicito, comunico.

  • gaba ERRADO.

    o OFÍCIO deve ser utilizado para o emprego de uma comunicação por parte do poder público. Contendo uma INTRODUÇÃO, sendo preferível que se inicie por:

    • informo
    • solicito
    • comunico

  • Na introdução é descrito o objetivo da comunicação.

    5.1.6 Texto do documento

    Padronização de estrutura:

    I – nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos:

    a) introdução: em que é apresentado o objetivo da comunicação. Evite o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que. Prefira empregar a forma direta: Informo, Solicito, Comunico;

    b) desenvolvimento: em que o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;

    c) conclusão: em que é afirmada a posição sobre o assunto

    E