SóProvas


ID
5298487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, relacionados a ética, moral, princípios e valores.


Na filosofia moral de Kant, a satisfação dos desejos está necessariamente vinculada à liberdade de conduta do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • gaba ERRADO

    para acertar isso na prova tem que transcender e estar muito alinhado à questão.

    Kant realmente defende que haja a liberdade do indivíduo, mas não necessariamente vinculada à sua conduta, mas "as leis morais". Para Kant, a liberdade relaciona-se com a autonomia, é o direito do indivíduo dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. E, só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e, não apenas pela própria vontade da pessoa.

    ____________________________________

    canal gratuito no telegram com dicas, questões & mnemonicos →https://t.me/aplovado

    pertencelemos!

  • o gabarito preliminar é ERRADO

  • to rindo de nervosa

  • Basta ler a questão e mercar o gabarito contrario a sua concepção de ''sensu comum''. Nessas questões loucas sempre faço isso e da bom.

  • Trata da teoria moral de Kant

    Para Kant, uma ação só é eticamente correta se for movida exclusivamente por uma boa intenção. O bem mais importante a ser buscado na conduta humana é agir a partir da consciência do que deve ser feito. Em outras palavras, agir bem é agir com bases no dever.

    Para se avaliar se uma ação é moralmente correta, Kant propunha que se avaliasse o quanto ela poderia ser universalizada, ou seja, o agente deve imaginar se sua ação seria boa para que todos que a praticassem. A esse critério ele chamou de "imperativo categórico", pois se tratava de um mandamento (imperativo) e que deveria ser obedecido de forma incondicional (de forma categórica e não hipotética, como se dependesse de alguma condição)

    Fonte: Aulas da PROF. Kátia lima Gran cursos

    GABA C

    P/s: para aqueles que estão comentando a questão de maneira pejorativa associando os leitores da obra a usuário de entorpecentes, saibam que deveriam rever seus conceitos e ao invés de passar vergonha aqui no qc procurem adquirir o conhecimento através da obra.

  • Immanuel Kant integra a corrente da ética formal, na qual se pode identificar a pureza da vontade, a boa vontade que não busca recompensas ou o medo de uma punição, mas o simples respeito pelo dever , com a conduta autônoma e livre do agente.

    A banca tentou confundir com a ética dos bens onde afirma que o comportamento humano é orientado pela busca de um bem. Este seria o bem supremo, que é sempre fim, e não meio para qualquer outra finalidade. Na questão a "liberdade" seria esse bem, sendo um fim. Complementando: Sócrates adota essa corrente, afirmando que o bem a ser buscado seria a felicidade.

  • esse necessariamente matou a questao

  • "Para Kant, uma ação só é eticamente correta se for movida exclusivamente por uma boa intenção. O bem mais importante a ser buscado na conduta humana é agir a partir da consciência do que deve ser feito..."

    Logo, segundo o que pude compreender com o comentário da colega, agir a partir da consciência do que deve ser feito se opõe a satisfação dos desejos vincula à liberdade (não é possível fazer o que deve ser feito e ser completamente livre).

  • Solicite o comentário do Prof!

  • Em Kant o dever é a necessidade de uma ação por respeito à lei. E uma ação por dever elimina todas as inclinações (todo o objeto da vontade), e, portanto, só resta à vontade obedecer à lei prática (baseada na máxima universal), pois trata-se de um princípio que está ligado à vontade. O valor moral da ação não reside no efeito que dela se espera, pois o fundamento da vontade é a representação da lei e não o efeito esperado (uma boa vontade não é boa pelo que promove ou realiza, mas pelo simples querer, em si mesma). 

    A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. 

    Referências Bibliográficas 

    KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos. São Paulo: Martin Claret: 2004.

  • DAVID HUME -> A moral passou a ser observada de forma empírica. Ele demonstrou que a moral está intimamente ligada à paixão e não à razão, diferentemente do que diziam os pensadores da época. Não havia um bem superior pelo qual a humanidade se pautasse. Para Hume, o impulso básico para as ações humanas era obter prazer e impedir a dor. No que concerne à moral, o filósofo defende que a experiência empírica promove o entendimento humano. O desejo sugere impressão, ideia e, portanto, é provocada pela necessidade.

    IMMANUEL KANT -> A razão deve ser encarada como base da moral. Partindo do princípio de identidade, o comportamento humano está relacionado com a identificação no outro, ou seja, a ação das pessoas influencia o comportamento individual. Ética e moral são os mais importantes valores do homem livre.

    Fonte: Material do Estratégia.

    Pelo material do Estratégia, acredito que a questão se refira a David Hume.

  • ERRADO

    Kant não coloca os desejos individuais como norteadores do comportamento ético. Pelo contrário, ele acredita em princípios universais para todos que se encontram em uma mesma situação, conceito esse denominado Imperativo Categórico.

    Outra questão ajuda a responder:

    O imperativo categórico defende que todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais e éticos, de modo que pudessem ser tornar universais. Para Kant, o indivíduo deve pautar suas ações e condutas em valores considerados universais e atemporais. MPCE - 2020

  • Quando você achar que concurso público tá difícil, acredite, sempre pode piorar. Que viagem é essa de ficar pedindo pensamento de filósofo? Sério, esses examinadores querem fazer do concurso público algo inalcançável, só pode.

  • Me arrependi de ter faltado as aulas de maconha na Universidade.

  • Questões de ética ou filosofia?
  • ASSERTIVA INCORRETA!

    Complementando;

    Teoria do Dever Ético: Proposta por Emanuel Kant, essa Teoria propõe que o conceito ético seja extraído do fato de que cada um deve se comportar de acordo com os princípios universais. De acordo com Kant, esses conceitos éticos devem ser alcançados através da aplicação de duas regras:

    • 1°-> Qualquer conduta aceita como padrão ético deve valer para todos os que se encontrem na mesma situação, sem exceções.
    • 2°->Só se deve exigir dos outros o que exigimos de nós mesmos.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS!

  • Eu fico me perguntando em que essas disciplinas vão agregar em quem entrar para a polícia? Fala sério!!!

  • Quem acertou essa na prova não passa no toxicológico.

  • Cespe não deixa ngm gabaritar uma prova

  •  Imperativo categórico pelo filósofo Immanuel Kant (1724 – 1804): Todo ser humano deve agir de acordo com princípios morais e éticos, de modo que pudessem se tornar universais. Para Kant, o indivíduo deve pautar suas ações e condutas em valores considerados universais e atemporais. CONDUTA DECLARADA COMO CORRETA UNIVERSALMENTE. 

  • Esse tipo de questão vai trazer o nome do filósofo Kant ou o conceito em si Imperativo Categórico. Não é preciso gostar de filosofia. Apenas leve para a sua prova que é de Caráter Universal, eles sempre tentam confundir dizendo que é sobre interesses ou desejos individuais.

    Outras questões:

    Q999052 De acordo com o conceito de imperativo categórico, de Kant, o dever denota uma forma, que é válida para toda ação moral e implica a universalidade da conduta ética, de modo que o indivíduo deve agir como se a máxima de sua ação pudesse se tornar uma lei universal. (C)

    Q1142508 O imperativo categórico, para ser considerado ético, deve limitar-se a determinado grupo social e, portanto, não possuir caráter universal. (E)

  • Ainda bem que teve o necessariamente
  • QC cadê os professores pra comentar as questões??????????????????????????????????????

  • Gabarito Errado

    O materiazinha do cranco e ainda tem a banca que colabora para ficar ainda "melhor".

  • Immanuel Kant afirmava que as ações consideradas moralmente boas deveriam ser universais, ou seja, deveriam ser boas independentemente do local ou do momento histórico em que fossem praticadas.

    Obviamente essa ideia já foi há muito refutada pelos filósofos, pois os aspectos culturais e sociológicos conferem valores diferentes às ações, de acordo com a época e local. Em outras palavras, a moral varia no tempo e no espaço, e por isso a valoração conferida às ações também. 

    fonte: estratégia concursos

  • ERRADO

    Não é uma liberdade individual, já que, de acordo com Kant, o individuo deve pautar suas ações em valores universais.

    Além disso, devemos associar que, para Kant, existe o imperativo categórico, para quem uma conduta seja considerada ética, não deve limitar-se a um determinado grupo social e sim possuir um caráter universal.

  • Gab.: errado P latão ética=Justiça Ar istóteles ética=Prudente K ant ética=Boa intenção S ócrates ética=Felicidade agora, Mnemônico para nunca mais esquecer: lembre-se de PArKS...associe aos filósofos e terá (Justiça, Prudente, de Boa intenção e Felicidade)
  • resposta esta errada,pois esta incompleta!!!!!

    'essa liberdade ',sempre estara vinculada a 'leis morais". ficou muito vasto essa respossta pra ser certa.

  • >Para IMMANUEL KANT, a razão deve ser encarada como base da moral.

    >Para David Hume, a moral passou a ser observada em sentido empírico. Em outras palavras, experiências como a paixão, a busca pelo prazer, em vista impedir a dor, são métodos que observados poderiam levar o entendimento humano sobre o que ser moral. Ou seja, para ele paixão é a base da moral.

  • Buguei

  • Kantiana/Individualista/Teoria do Dever Ético: a ética individualista, ou kantiana, defendida por Emanuel Kant, conclamava as pessoas a saírem da heteronímia (condição em que se é guiado por outros), que representava o poder das tradições e das crenças, para passar a exercer a autonomia (governo de si mesmo), guiando-se exclusivamente pela própria razão, promovendo o próprio interesse. O indivíduo deveria buscar em sua própria razão as regras do que é certo e justo e fundar nelas a sua conduta moral, ou seja, o indivíduo deve agir em conformidade com as regras que ele próprio dita para si e que não precisam necessariamente estar em conformidade com as regras sociais.

    Se ele promove o seu próprio interesse não satisfaz os seus próprios desejos? Questão difícil.

  • Kantiana/Individualista/Teoria do Dever Ético: a ética individualista, ou kantiana, defendida por Emanuel Kant, conclamava as pessoas a saírem da heteronímia (condição em que se é guiado por outros), que representava o poder das tradições e das crenças, para passar a exercer a autonomia (governo de si mesmo), guiando-se exclusivamente pela própria razão, promovendo o próprio interesse. O indivíduo deveria buscar em sua própria razão as regras do que é certo e justo e fundar nelas a sua conduta moral, ou seja, o indivíduo deve agir em conformidade com as regras que ele próprio dita para si e que não precisam necessariamente estar em conformidade com as regras sociais.

    Se ele promove o seu próprio interesse não satisfaz os seus próprios desejos? Questão difícil.

  • ·         Teoria Moral de Kant:

    Há uma lei moral universal.

    Vale a intenção, (contrário do utilitarismo, em que vale o resultado)

    Imperativo categórico (caráter universalista, praticado independente do resultado) --> ética baseada na boa vontade pura

    de fazer o bem universal --> pessoas são um fim em si mesmas, e não instrumentos --> agir pelo dever à -->

    deontológica.

    #TJRJ2021

  • Típica questão que ficaria em branco na minha prova :)

    Je m'appelle Claude

  • Pelo pensamento kantiano, a satisfação não vem da liberdade de conduta, e sim da conduta do que deve ser feito pelo ponto de vista ético (elas podem coincidir, ou não).

  • Lembrem-se sempre, Kant morreu virgem

  • Agora eu tenho que saber o que esse praguento pensava? kkkkkkkkkk

  • Na moral de Kant se uma sobrinha cuida de sua Tia idosa que não possui filhos isso só seria louvável se, e somente se, ela estivesse cuidando livre de interesses pessoais, só pela prática do bem, agora se no caso a Tia for muito rica e a menina cuida com a intenção de herdar alguma coisa após a morte da Tia, aí já é totalmente reprovável a conduta da moça.

    FONTE: aula de Clóvis de Barros Filho - no Youtube (aula sobre a visão da Filosofia Kantiana)

  • imperativo categórico -> universal, atemporal

  • ``primeiro que eu não sei nem quem é quente`` kakakakaka eu pago isso aqui pra rir dos comentários... Um momento de descontração nessa vida de concurseira

  • Logo mais teremos Fundamentação da Metafísica dos Costumes nas provas do CEBRASPE. Aguardemos kkkkkkk

  • ERRADO

    Kant é razão = imperativo categórico

  • O tempo gasto para criticar a banca por utilizar o material correto, aplicado de forma correta, pode ser melhor usado lendo o maravilhoso conceito de IMPERATIVO CATEGÓRICO de Kant.

  • Apetites, impulsos, desejos e paixões vinculam a atitudes praticadas por interesses que para Kant agir com interesse é agir determinado por motivações físicas, psíquicas e vitais, constituindo à nossa maneira humana natural de agir, configurando-se uma maneira natural de agir e não racional. Sendo assim, a satisfação de desejos, apetites, agir com impulsos e paixões não estão vinculada a filosofia moral kantiana, isso porque a base para toda a prática moral é a capacidade do homem de agir racionalmente. 

  • É tanta qualidade que exigem do concurseiro que não deve existir um examinador apto a ser aprovado.

  • Segundo Kant

    • moral deve ser entendida como gênero
    • ética é a maneira que o direito deve estar em conformidade com os ditames da moral.

  • Em 11/01/22 às 17:34, você respondeu a opção C.

    Em 05/01/22 às 20:47, você respondeu a opção C.

    Em 25/09/21 às 18:34, você respondeu a opção C.

  • Enem é kkkk

  • "A satisfação dos desejos está necessariamente vinculada à liberdade de conduta do indivíduo" está mais para uma visão epicurista do negócio.

  • Enfermeiro filósofo. Vou enfiar a agulha na sua veia Aristotélica.

  • Kant realmente defende que haja a liberdade do indivíduo, mas não necessariamente vinculada à sua conduta, mas "as leis morais". Para Kant, a liberdade relaciona-se com a autonomia, é o direito do indivíduo dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. E, só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e, não apenas pela própria vontade da pessoa.

  • A satisfação dos desejos está vinculada á regra. Não confunda autonomia em Kant com liberdade total. A autonomia é a livre escolha baseada na racionalidade, a partir da fórmula do imperativo categórico.