SóProvas


ID
5298598
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsequente, que tratam dos procedimentos técnicos em enfermagem.

A vacina BCG deve ser aplicada por via intradérmica, na inserção inferior do músculo deltoide do braço direito, sendo esperada uma lesão vacinal cuja evolução frequente se dá de uma mácula avermelhada para pústula, depois úlcera e cicatrização.

Alternativas
Comentários
  • só os fortes entenderãooooo

    npuc

  • A vacina BCG é administrada pela via intradérmica, a vacina é introduzida na derme, que é a camada superficial da pele. Esta via proporciona uma lenta absorção da vacina administrada.

    A aplicação da vacina é feita na região do músculo deltoide, no nível da inserção inferior, na face externa superior do braço direito. O uso do braço direito tem por finalidade facilitar a identificação da cicatriz em avaliações da atividade de vacinação.

    A lesão vacinal da BCG evolui da seguinte forma: após a administração, de 3 a 4 semanas, surge um nódulo no local; entre 4 a 5 semanas, o nódulo evolui para uma pústula; em seguida, evolui para uma úlcera de 4 a 10 mm de diâmetro; e entre 6 a 12 semanas, finalmente, forma-se uma crosta (ferida com casca em processo de cicatrização).


    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
  • BCG-ID LESÃO VACINAL

    3 A 4 SEMANA: SURGE NÓDULO

    4 A 5 SEMANA: PÓSTULA/PÚS, QUE EVOLUI PARA ÚLCERA.

    6 A 12 SEMANA: CROSTA.

    N>P>U>C