SóProvas


ID
5298604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item subsequente, que tratam dos procedimentos técnicos em enfermagem.


A administração de imunobiológicos deve ser feita como primeira escolha na região dosoglútea, na área do quadrante superior interno, tomando-se o cuidado de fazer a aspiração para verificar se nenhum vaso foi atingido.

Alternativas
Comentários
  • A região dorsoglútea, muito usada para a administração de imunobiológicos e medicamentos em geral no passado, deixou de ser um sítio de primeira escolha devido ao risco de lesão do nervo ciático, além de ser uma região que apresenta falta de células fagocíticas adequadas, necessárias para a imunogenicidade. Atualmente, é uma opção para a administração de volumes maiores, como determinados tipos de soros (antirrábico, por exemplo) e imunoglobulinas (anti-hepatite B e varicela, como exemplos).

  • Anvisa não aconselha aspirar em caso de vacina.
  • A administração de imunobiológicos é feita no deltoide em adultos e no vasto lateral em crianças.

  • O erro da questão é dizer que é no quadrante superior interno, só que é no externo. Além disso, não é a primeira escolha de administração o dorsoglútea, por causa do nervo ciático, na qual pode ser atingido.

    GAB.: Errado.

  • Segundo alguns autores, os locais preferenciais, sequencialmente, para injeção IM deveriam ser os músculos ventro glúteo, dorso glúteo, vasto lateral da coxa e deltoide.

    A injeção IM no músculo ventro glúteo é a que representa menor risco, pois: [...] é livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos utilizados para IM. Na prática clínica, esta é uma região muito pouco escolhida e a mudança dessa realidade depende da equipe de enfermagem, que, recebendo treinamento adequado e sendo supervisionada, talvez passe a incorporá-la em sua prática.

    FONTE: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/Parecer-010.2020-Administra%C3%A7%C3%A3o-de-medicamento-via-intramuscular.pdf

  • Na utilização da via intramuscular, o imunobiológico é introduzido no tecido muscular, sendo apropriado para a administração o volume máximo até 5 mL.

    As regiões anatômicas selecionadas para a injeção intramuscular devem estar distantes dos grandes nervos e de vasos sanguíneos, sendo que o músculo vasto lateral da coxa e o músculo deltoide são as áreas mais utilizadas.

    Somente para a administração de alguns tipos de soro, como o antirrábico, a região dorso glútea é utilizada. Nesse caso a agulha deve ser introduzida em ângulo reto (90º) no quadrante superior externo da cruz imaginária.


    Gabarito do Professor: ERRADO


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
  • Generalizou, existem imunobiológicos que são administrados via subcutânea