RANSOM = Vírus de sequestro de dados e pede um resgate em criptomoedas
ROOTKIT = Conjunto de software, normalmente mal-intencionada, projetada para permitir o acesso privilegiado a um computador ou a uma área do software que não é permitida.
WORM = replica sozinho com o objetivo de se espalhar para outros computadores
TROJAN = Presente de grego, vc acessa achando que é um uma coisa e acaba dando acesso do seu computador
SPYWARE = Copia suas informações pessoais (cartões)
A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares existentes e suas funções, mais especificamente quanto ao malware responsável por roubar os dados da vítima e exigir um resgate pela liberação das informações.
A) Incorreta – O malware “Spyware” é o responsável por espiar o usuário, através das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, como o histórico, a informações confidenciais etc.
B) Incorreta – O malware “Cavalo de Troia” se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso.
C) Correta – O malware “Ransomware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento do resgate dos arquivos.
D) Incorreta – O malware “Rootkits” tem como objetivo, enquanto permanece oculto, permitir ao invasor o controle da máquina do usuário para executar códigos maliciosos ou roubar dados.
E) Incorreta – O malware “Worms” é um código malicioso que se autoenvia e se autorreplica sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário, prejudicando o desempenho da máquina.
Gabarito – Alternativa C.