SóProvas


ID
5301910
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Seara - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As alvenarias são os componentes da obra que mais suscetíveis a fissuração e as que mais realçam aos olhos dos usuários de um edifício. Sobre os procedimentos de reparo podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) FISSURAS PROVOCADAS POR ENFRAQUECIMENTO LOCALIZADO NA PAREDE - esse enfraquecimento pode ter sua origem na presença de aberturas de portas e janelas ou pela inserção de tubulações. Essas fissuras podem ser recuperadas superficialmente através da introdução de bandagens no revestimento, ou de tela de náilon na pintura. Pode-se restabelecer o comportamento monolítico da parede introduzindo armaduras no trecho fissurado, ou até mesmo inserindo telas metálicas no revestimento, cujo comprimento de transpasse da tela deve ser aproximadamente 15 cm, para cada lado da trinca. 

    b) DESTACAMENTO ENTRE ALVENARIA E ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO – se as fissuras propiciam a infiltração de água de chuva pelas fachadas, a solução mais viável é a raspagem das juntas e o posterior preenchimento com selante ou argamassa, conforme mencionado nas movimentações consolidadas. Se os destacamentos forem generalizados, ou quando a raspagem das juntas for impraticável (dureza da argamassa de assentamento), somente soluções globais é que irão resolver o problema, tais como revestir a fachada com argamassa ou adotar pintura elástica com tela incorporada.

    No caso de destacamentos provocados por retração da alvenaria, pode ser empregada tela metálica leve (tela de estuque), não sendo necessária a remoção do revestimento para sua aplicação.

    c) FISSURAS ATIVAS – são aquelas que se mantêm em movimento. Se estes movimentos não forem muito pronunciados, pode-se recuperá-las usando o próprio sistema de pintura da parede. Essa pintura deve ser reforçada com uma finíssima tela de náilon ou polipropileno, com aproximadamente 10 cm de largura, aplicando-se de seis a oito demãos de tinta elástica, à base de resina acrílica, poliuretânica, etc.

    Pode-se também recuperar esse tipo de fissura aplicando um selante flexível (poliuretano, silicone, etc.) em um sulco aberto na região da trinca, em forma de Vê, com aproximadamente 20 mm de largura e 10 mm de profundidade.

    d) Dessolidarização entre as paredes do último pavimento e a laje ou a viga da cobertura. Nas alvenarias de vedação, adota-se a desvinculação. Nas alvenarias estruturais, esta dessolidarização é obrigatória e é feita criando-se uma junta deslizante, que é constituída de neoprene, folhas duplas de cobre, feltro betumado, etc

    e) Vide letra "b"

    Para recuperar fissuras provenientes de retração da argamassa de revestimento é necessário se utilizar uma pintura rígida, bastante diluída, aplicando-se diversas camadas sucessivas.

    http://www.geocities.ws/tereza_denyse/prevencao-recuperacao.pdf