SóProvas


ID
5302435
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Para responder à questão, considere as afirmações sobre o Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2).

O Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) definiu a Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, na qual estão definidas as características qualitativas de informações financeiras úteis. Considere as afirmações abaixo referentes a cada uma delas.

I Informações financeiras úteis são capazes de fazer diferença nas decisões tomadas pelos usuários.
II Não diz respeito a um único item, exigindo, no mínimo, dois itens, o que a diferencia das demais características.
III Relatórios financeiros evidenciam fenômenos econômicos em palavras e números. Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes mas também a essência desses fenômenos.
IV De modo geral, quanto mais antiga a informação, menos útil ela é.

As afirmativas I, II, III e IV correspondem, respectivamente, às características qualitativas

Alternativas
Comentários
  • gab: D

    – Relevância: uma informação relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Ela será capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.

    – Comparabilidade: As decisões de usuários implicam escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

    – Representação fidedigna: Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.

    – Tempestividade: Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.

    Fonte: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/caracteristicas-qualitativas-da-informacao-contabil-financeira/

  • CPC 00:

    Materialidade

    2.11 A informação é material se a sua omissão, distorção ou obscuridade puder influenciar, razoavelmente, as decisões que os principais usuários de relatórios financeiros para fins gerais (ver item 1.5) tomam com base nesses relatórios, que fornecem informações financeiras sobre entidade específica que reporta. Em outras palavras, materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade com base na natureza ou magnitude, ou ambas, dos itens aos quais as informações se referem no contexto do relatório financeiro da entidade individual. Consequentemente, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para materialidade ou predeterminar o que pode ser material em uma situação específica.

    Bons estudos!

    ***********

    Vai estudar lei seca?

     

     Visite o meu IG de concursos públicos e conheça os MAPAS MENTAIS EM BLOCOS: lei seca 100% esquematizada por palavras-chave.

     

      Acesse:

     

      https://www.instagram.com/ser_concursos_publicos

     

    @ser_concursos_publicos

    www.serconcursospublicos.com

  • NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL

     Relevância: uma informação relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Ela será capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.

    Comparabilidade: As decisões de usuários implicam escolhas entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter um investimento, ou investir em uma entidade ou noutra. Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

     Representação fidedigna: Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.

     Tempestividade: Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.

  • Gab: D

    • Relevância

    Informações financeiras relevantes são capazes de fazer diferença nas decisões tomadas pelos usuários.

    •  Comparabilidade

    É a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo, dois itens.

    • Representação Fidedigna

    Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes, mas também representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar. Ela é completa, neutra e isenta de erros. 

    • Tempestividade

    Significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões. De modo geral, quanto mais antiga a informação, menos útil ela é

  • Características qualitativas da informação contábil:

    1) características fundamentais:

    • Informação relevante: a materialidade é um aspecto de relevância.
    • Representação fidedigna.

    2) características de melhoria:

    • comparabilidade;
    • compreensibilidade;
    • tempestividade;
    • capacidade de verificação.

    PELA PRIMEIRA ALTERNATIVA VOCÊ MATA A QUESTÃO.