SóProvas


ID
5304043
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Uma Política de Segurança da Informação bem definida é a base para garantir o correto uso da informação, o que inclui a instalação de um firewall como um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança. Na configuração de firewalls, são implementados três tipos.
I. É o mais antigo e comum, inserido entre uma rede confiável e outra não confiável, operando nas camadas de rede e de transporte, tomando suas decisões baseadas no endereço IP e nos campos dos pacotes. Nessa configuração, permite ou proíbe o forward usando informações contidas nos cabeçalhos dos pacotes.
II. É implantado entre a aplicação de um cliente e a internet, segundo a arquitetura cliente/servidor, como um navegador web, servindo como ponte de acesso para a internet ou da internet. Nessa configuração, é feita uma conexão entre o cliente e o proxy, e outra entre o proxy e o servidor desejado. É empregado para registrar o uso da internet e para bloquear o acesso a um site da web.
III. É o tipo que provê o nível mais alto de segurança; atua na camada de aplicação da arquitetura TCP/IP, resultando em maior segurança em aplicações específicas, como por exemplo, serviços de FTP, Telnet, SNMP e garante que não existam conexões entre hosts externos e internos. Nessa configuração, é um tipo de firewall que fornece um maior grau de proteção, mas que apesar de eficiente, pode degradar a performance da rede.

Os três tipos descritos em I, II e lII são denominados, respectivamente, firewalls:

Alternativas
Comentários
  • Evidenciando as principais palavras:

     I. É o mais antigo e comum, inserido entre uma rede confiável e outra não confiável, operando nas camadas de rede e de transporte, tomando suas decisões baseadas no endereço IP e nos campos dos pacotes. Nessa configuração, permite ou proíbe o forward usando informações contidas nos cabeçalhos dos pacotes.

    .

    II. É implantado entre a aplicação de um cliente e a internet, segundo a arquitetura cliente/servidor, como um navegador web, servindo como ponte de acesso para a internet ou da internet. Nessa configuração, é feita uma conexão entre o cliente e o proxy, e outra entre o proxy e o servidor desejado. É empregado para registrar o uso da internet e para bloquear o acesso a um site da web.

    .

    III. É o tipo que provê o nível mais alto de segurança; atua na camada de aplicação da arquitetura TCP/IP, resultando em maior segurança em aplicações específicas, como por exemplo, serviços de FTP, Telnet, SNMP e garante que não existam conexões entre hosts externos e internos. Nessa configuração, é um tipo de firewall que fornece um maior grau de proteção, mas que apesar de eficiente, pode degradar a performance da rede.

    GABARITO ALTERNATIVA C