SóProvas


ID
5304058
Banca
SELECON
Órgão
EMGEPRON
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito ao Modelo de Referência OSI/ISO, prover os processos e métodos que permitem a organização dos bits em frames, a detecção de erros, o controle do fluxo de dados e a identificação dos computadores num segmento de rede, é função da camada denominada:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    Camada de enlace

    A camada de rede roteia um datagrama por meio de uma série de roteadores entre a origem e o destino. Para levar um pacote de um nó (hospedeiro ou roteador) ao nó seguinte na rota, a camada de rede depende dos serviços da camada de enlace. Em especial, em cada nó, a camada de rede passa o datagrama para a de enlace, que o entrega, ao longo da rota, ao nó seguinte, no qual o datagrama é passado da camada de enlace para a de rede. Os serviços prestados pela camada de enlace dependem do protocolo específico empregado no enlace. Por exemplo, alguns desses protocolos proveem entrega garantida entre enlaces, isto é, desde o nó transmissor, passando por um único enlace, até o nó receptor. Note que esse serviço confiável de entrega é diferente do de entrega garantida do TCP, que provê serviço de entrega garantida de um sistema final a outro. Exemplos de protocolos de camadas de enlace são Ethernet, Wi-Fi e o protocolo DOCSIS da rede de acesso por cabo. Como datagramas normalmente precisam transitar por diversos enlaces para irem da origem ao destino, serão manuseados por diferentes protocolos de camada de enlace em diversos enlaces ao longo de sua rota, podendo ser manuseados por Ethernet em um e por PPP no seguinte. A camada de rede receberá um serviço diferente de cada um dos variados protocolos de camada de enlace.

    Fonte: Redes de Computadores e a Internet - Uma abordagem Top Down - 6ª Edição - Kurose / Ross

  • GABARITO C

    Enlace de dados: transformar um canal de transmissão bruta em uma linha que pareça livre de erros de transmissão não detectados para a camada de rede.

    O transmissor divide os dados de entrada em quadros (frames) de dados, e os transmite os quadros sequencialmente.

    • Switches; Bridges; etc.

    FONTE: Tanenbaum